Está em busca dos melhores tablets com caneta touch para desenho em 2023? No mundo da arte digital e design, contar com boas tecnologias para produzir os desenhos faz toda a diferença.
Escolher os melhores tablets com caneta para desenho não é apenas uma questão de preferência, mas sim uma necessidade para garantir um bom resultado nos seus projetos.
A caneta touch, ou stylus, transforma a experiência de desenho, oferecendo uma interação mais natural com a tela, simulando a sensação de desenhar no papel.
A primeira grande vantagem é a precisão. Com uma caneta, é possível realizar traços mais finos, detalhados e com variações de pressão, algo que seria extremamente difícil de fazer apenas com os dedos. Dessa forma, artistas e designers exploram técnicas e detalhes que, de outra forma, seriam limitados.
Além disso, muitas canetas modernas vêm com recursos como detecção de inclinação, ampliando as possibilidades de sombreamento e técnicas de desenho. Para profissionais, essa precisão é o diferencial entre um trabalho bom e um excepcional.
Outro aspecto a ser considerado é a ergonomia. Desenhar por horas usando o dedo é e até mesmo causa desconforto. A caneta oferece uma pegada mais confortável, reduzindo a fadiga e possibilitando períodos mais longos de trabalho sem interrupções.
Tendo tudo isso em vista, no artigo de hoje, a Hora de Codar separou uma lista com os melhores tablets com caneta para desenho!
- 📱Melhores tablets custo benefício
- 📱Melhores tablets estudo
- 📱Melhores tablets custo benefício
- 📱Melhores tablets para trabalhar
- 📱Melhores iPads
- 📱Melhores tablets desenho
- 📱Melhores tablets Samsung
Como comprar um tablet com caneta touch?
O universo da arte digital tem crescido exponencialmente, e com ele, a necessidade de equipamentos que possam aumentar a produtividade. Se você é um artista, tanto profissional quanto iniciante, escolher o melhor tablet para desenho fará toda a diferença nesta jornada.
Separamos algumas dicas abaixo para comprar um tablet para desenho sem se arrepender!
Defina um orçamento
Antes de se aventurar no mundo das compras, estabeleça um orçamento. Há opções para todos os bolsos, desde dispositivos mais acessíveis até os topo de linha. Definir um limite de gastos ajuda a filtrar as opções e direciona a sua pesquisa.
Afinal, não adianta investir enorme tempo pesquisando sobre tablets caros se não tem como os adquirir.
Tela integrada
Escolha entre tablet com tela integrada ou tablet gráfico com conexão a um monitor.
Tablets com tela integrada possibilitam desenhar diretamente sobre a superfície, oferecendo uma experiência ainda mais agradável.
Enquanto isso, os tablets gráficos requerem conexão a um monitor. Ambos têm seus méritos; a escolha se baseia na preferência pessoal e na finalidade de uso.
Considere a sensibilidade à pressão da caneta
A sensibilidade à pressão determina como o tablet responde ao toque da caneta. Quanto maior a sensibilidade, mais controle você terá sobre a espessura e opacidade das linhas, tornando o desenho mais natural e dinâmico.
Verifique a resolução e qualidade da tela
Uma tela de alta resolução proporciona detalhes mais agradáveis, além de nítidos. E não precisamos nem dizer o quanto isso é importante para os desenhos, né?
Além disso, a qualidade da tela influencia a reprodução das cores. Indicamos que opte por uma versão que seja AMOLED!
Pesquise a compatibilidade com softwares de desenho
Certifique-se de que o tablet seja compatível com os softwares que você pretende usar, como Photoshop, Illustrator, CorelDRAW, entre outros. A última coisa que você quer é investir em um tablet que não funcione bem com seus programas!
Avalie a ergonomia e conforto de uso
Desenhar é um trabalho demorado. Por isso, é mais que necessário que o tablet e a caneta sejam confortáveis e ergonômicos, sem causar cansaço nas mãos. Verifique o design, o peso e a forma como se ajustam à sua mão.
Verifique a duração da bateria
Para aqueles que trabalham em movimento ou fora do estúdio, a duração da bateria é, sim, super importante. Opte por tablets que ofereçam uma boa autonomia, para que você não fique preso à tomada constantemente.
Leia avaliações e opiniões de artistas experientes
Quem melhor para dar conselhos sobre tablets de desenho do que aqueles que os usam regularmente? Avaliações e opiniões oferecem insights valiosos sobre a performance do dispositivo na prática.
Compare especificações técnicas
Antes de decidir, faça uma comparação lado a lado das especificações técnicas dos modelos que chamaram sua atenção. Avalie e coloque na balança especialmente: tamanho, resolução, sensibilidade à pressão, entre outros fatores.
A escolha do tablet ideal para desenho é uma combinação de orçamento, preferências pessoais e necessidades técnicas.
Dedique tempo à pesquisa, considerando todas as dicas acima, e você certamente encontrará o dispositivo perfeito para dar vida à sua arte. Reviews no Youtube são excelentes apostas – leia, principalmente, os comentários dos vídeos.
Melhores tablets com caneta touch para desenho em 2023
Confira, abaixo, a lista que separamos com os melhores tablets com caneta touch para desenho em 2023.
1. Samsung Tablet Galaxy Tab S6 Lite
O Samsung Tablet Galaxy Tab S6 Lite, com suas especificações técnicas e o complemento da Caneta S, estabelece-se como uma excelente aposta para desenhistas ou qualquer pessoa que busque um dispositivo com caneta touch de alta qualidade.
Começando com seu amplo display de 10,4 polegadas com uma resolução impressionante de 2000 x 1200 (WUXGA+), oferece uma tela de proporção 5:3, proporcionando um amplo espaço de trabalho. Facilitando, assim, para que os artistas visualizem seus desenhos em detalhes nítidos, tornando o processo criativo mais preciso, além de profissional.
O suporte S Pen é, sem dúvida, uma das características mais notáveis deste tablet. Inclusa na caixa e com capacidade de fixação magnética ao tablet, a Caneta S é uma ferramenta criada com destaque para desenhistas. Com ela, é possível criar traços precisos, variando pressões e detalhes!
Internamente, o Galaxy Tab S6 Lite é alimentado pelo processador Exynos 9611, baseado na arquitetura de 10 nm, acompanhado de uma GPU Mali-G72 MP3. Essa combinação, junto a 4 GB de RAM, assegura que aplicativos e softwares de desenho funcionem de maneira fluída, evitando travamentos indesejados.
O dispositivo também conta com alto-falante duplo com tecnologia Dolby Atmos, proporcionando uma experiência sonora imersiva, seja para ouvir música enquanto se desenha ou para assistir tutoriais de arte.
As câmeras, sendo 8MP AF (F1.9) na traseira e 5MP (F2.0) na frontal, são ideais para captura de referências visuais. Mas, claro, para fotos profissionais, não há como um tablet competir com um celular ou câmera. E, apesar de ser uma versão internacional, a conectividade é assegurada pelo Bluetooth 5.0 e USB 2.0 Tipo-C.
2. Tablet Samsung S7 FE
O universo dos tablets de desenho tem evoluído constantemente, com marcas como a Samsung fazendo parte deste processo. O Samsung S7 FE se destaca nesse cenário como uma ferramenta para desenhistas, combinando especificações avançadas com a conveniência de um dispositivo leve e com várias funcionalidades.
Com uma generosa capacidade de armazenamento de 128 GB e uma impressionante memória RAM de 6 GB, é perfeitamente adequado para manipular softwares de desenho pesados, assegurando que o artista tenha espaço suficiente para guardar seus projetos e desfrutar de um desempenho rápido e sem travamentos.
A tela de 12,4 polegadas oferece um espaço amplo para desenhar, esboçar e colorir. Além disso, a tecnologia touch screen proporciona uma experiência de outro mundo, permitindo que você mergulhe em sua criação.
Sua tecnologia sem fio Wi-Fi permite permanecer conectado o tempo todo enquanto produz, facilitando o compartilhamento de suas obras ou a sincronização com outros dispositivos.
Além disso, com dimensões de 24,7 x 30,2 x 6,6 cm e pesando pouco, o Samsung S7 FE é fácil de transportar, tornando-o perfeito para quem gosta de desenhar em parques, ônibus ou até mesmo cafés. Eu amo trabalhar fora, principalmente em cafés, e acho que me sinto ainda mais produtiva! Testa e me conta o que achou!
Seu design ergonômico não é apenas estéticamente agradável, mas também prático. E com a confiabilidade da marca Samsung, os usuários têm certeza de que estão investindo em um dispositivo de alta qualidade.
3. Tablet Samsung Galaxy S8+
O Tablet Samsung Galaxy S8+ 5G não é apenas um dispositivo móvel convencional; é uma opção e tanto para os famosos criadores de conteúdo digital. Sua composição técnica exemplifica perfeitamente o compromisso da Samsung com a inovação: essa é a opção mais parruda que trouxemos no artigo para apresentar aos nossos leitores.
Equipado com uma tela S-AMOLED de 12.4 polegadas e uma resolução impressionante de 2800 x 1752 (WQXGA+), exibe cores vibrantes e um preto ainda mais intenso. Para desenhistas, terá uma representação fiel de suas criações, garantindo precisão nos detalhes.
Com um processador Snapdragon 8 e robustos 8GB de RAM (ótimo, inclusive, para utilizar para trabalho, sabe?), o Galaxy S8+ 5G é projetado para executar até os softwares mais pesados de design sem falhas.
A combinação de 256GB de armazenamento e a mais recente conectividade 5G garante que os usuários tenham espaço suficiente para suas obras e possam compartilhá-las rapidamente. É tudo de bom!
E não para por aí! As câmeras avançadas de 13MP + 6MP Ultra Wide e 12MP Ultra Wide na frontal são ideais para capturar referências visuais e ganha de muito celular que está no mercado, viu?. Além disso, a capacidade de gravar vídeos em UHD 8K a 60fps é uma ferramenta adicional para quem produz conteúdos no dia a dia.
Com uma bateria de 10.090 mAh (isso é o dobro que a maioria dos celulares), promete até 15 horas de uso, possibilitando que os artistas trabalhem em seus projetos sem preocupações frequentes de recarga.
😵💫O Samsung Galaxy S8+ 5G é mais do que um tablet: é uma ferramenta multifuncional, mais que adequada para desenhistas modernos que não fazem concessões quando se trata de qualidade tecnológica.
4. Apple iPad 10.2 9ª Geração
O Apple iPad 10.2 9ª Geração é destinado a usuários que necessitam de mais poder e armazenamento. O chip A13 Bionic confere ao iPad habilidades para lidar com tarefas pesadas como edição de vídeo, programação e até jogos que exigem muito FPS.
O armazenamento de 256 GB faz dele uma indicação para profissionais que lidam com grandes volumes de dados ou projetos gráficos pesados. E, não podemos deixar de fora, claro, os desenhistas!
A tela de 10,2 polegadas possui uma resolução ainda mais impressionante, oferecendo cores mais vivas e detalhes mais nítidos. Apesar de não vir acompanhado, salientamos que é compatível com o Apple Pencil, tornando-o uma ferramenta para artistas digitais.
Além disso, recursos como True Tone ajustam automaticamente o equilíbrio de cores da tela de acordo com a luz ambiente, proporcionando uma visualização mais confortável. Essencial para quem terá longas horas de trabalho pela frente.
No âmbito da segurança, o modelo também oferece o Face ID, além de outras camadas de proteção, como encriptação de dados e a capacidade de apagar remotamente o dispositivo em caso de perda ou roubo.
5. Apple iPad Air 5ª geração
O Apple iPad Air de 5ª geração é um tablet com excelentes especificações em design ergonômico, tornando-se uma excelente aposta para várias aplicações, incluindo desenho e arte digital.
Com uma tela Liquid Retina de 10,9 polegadas que apresenta True Tone e uma ampla tonalidade de cores (P3), os desenhistas terão uma experiência visual incrivelmente rica e em detalhes.
O revestimento anti reflexo na tela é outro bônus, permitindo que você trabalhe em várias condições de iluminação sem sacrificar a visibilidade. Perfeito para quem ama trabalhar no escuro ou, quem sabe, na rua à luz do sol, como é o meu caso!
Equipado com o poderoso chip M1 da Apple e o Neural Engine, o iPad Air 5ª geração oferece um desempenho de outro mundo, tornando-o ideal para tarefas que exigem alta capacidade de processamento, como edição de vídeos, modelagem 3D e, claro, desenho.
É compatível com a caneta Apple Pencil. Ou seja: tanto artistas quanto designers podem tirar proveito da sensibilidade à pressão e à inclinação, para uma experiência de desenho que imita de perto a sensação de desenhar em papel.
O sistema operacional iPadOS 14 adiciona várias funcionalidades úteis, incluindo melhores opções de multitarefa e suporte a widgets. Com até 256 GB de armazenamento, há espaço de sobra para todos os seus projetos e mídia.
As câmeras grande-angular e ultra-angular de 12 MP também são excelentes para tirar fotos maravilhosas!
Qual melhor tablet para desenho custo benefício?
O universo dos tablets para desenho conta com muitas particularidades e opções.
Trouxemos uma alternativa diferente para que você conheça, e que é paquerado entre muitos desenhistas: o HUION Kamvas 13. Destaca-se como uma excelente opção em termos de custo-benefício para desenhistas e artistas digitais.
Primeiramente, o Kamvas 13 apresenta especificações técnicas impressionantes: uma tela totalmente laminada de 13,3 polegadas, trazendo experiência de desenho mais natural com posicionamento preciso do cursor e minimizando a paralaxe.
A resolução HD de 1920 x 1080, combinada com uma gama RGB de 120% e 16,7 milhões de cores, assegura a reprodução de cores vibrantes e a representação meticulosa de todos os detalhes da sua criação.
Além da tela de alta qualidade, o Kamvas 13 se beneficia da Huion PenTec3.0, uma tecnologia de caneta avançada que oferece resposta ultra-rápida a cada movimento da caneta, proporcionando uma sensação realista de caneta sobre papel.
Com 8.192 níveis de pressão e uma taxa de relatório de 266 pps, os artistas têm à disposição um desempenho de caneta preciso e avançado.
A facilidade de conexão, com portas tipo C, torna-o prático para o uso no dia a dia, enquanto a compatibilidade com diferentes dispositivos, incluindo smartphones e tablets Android, amplia ainda mais as suas funcionalidades.
Muitos desenhistas indicam a compra direto do exterior, pois nem sempre conta com estoques no Brasil. Inclusive, o valor dele é em dólar, sendo de $209.00, equivalente a pouco mais de R$ 1 mil.
Qual a vantagem do tablet com caneta?
A evolução da tecnologia trouxe opções mais que inovadoras para artistas, designers e ilustradores. Um dos dispositivos que tem ganhado destaque é o tablet com caneta, também conhecido como tablet gráfico.
A compra de um tablet apresenta inúmeras vantagens que transformam o processo criativo, tornando-o mais dinâmico e, quem sabe, para alguns, até mais produtivo.
Abaixo, separamos uma lista com os principais benefícios proporcionados pela compra de um tablet!
1. Precisão no desenho
O tablet com caneta oferece um nível de precisão que é difícil de conseguir com dispositivos tradicionais, como mouse ou trackpad.
Com uma caneta digital, é possível traçar linhas finas, detalhes minuciosos e contornos com uma precisão semelhante à de canetas reais. A tecnologia avançada desses tablets captura cada movimento da caneta, garantindo que cada traço reflita a intenção do artista.
2. Sensibilidade à pressão
Uma característica distintiva de muitos tablets gráficos é a sensibilidade à pressão. Deste modo, ao aplicar mais ou menos pressão com a caneta, obterá traços mais grossos ou mais finos, respectivamente. Essa dinâmica se assemelha ao uso de pincéis ou canetas reais, dando aquela sensação mais realista que a gente gosta.
3. Variedade de pincéis e estilos
Softwares de desenho e ilustração, quando usados com tablets gráficos, oferecem uma ampla variedade de pincéis, texturas e estilos.
Desde pinceladas aquareladas até traços que imitam giz de cera, a variedade é imensa, possibilitando, assim, que o artista experimente e crie efeitos únicos.
A criatividade é o limite, viu? 👍
4. Correções rápidas e fáceis
Com um tablet gráfico, fazer correções em um desenho ou ilustração é incrivelmente mais rápido. Basta usar a ponta oposta da caneta como borracha ou selecionar a ferramenta de correção no software para fazer ajustes. Elimina, assim, a necessidade de começar do zero ou usar corretores físicos.
5. Integração digital imediata
Ao criar seus desenhos em um tablet gráfico, o trabalho é instantaneamente digital. O que isso quer dizer? Que elimina a necessidade de digitalizar desenhos feitos à mão, garantindo que a versão digital seja uma representação fiel do original. Além disso, facilita o compartilhamento, armazenamento e edição do trabalho.
6. Portabilidade para criação em qualquer lugar
Muitos tablets gráficos são leves e compactos, tornando-os perfeitos para artistas em movimento.
Seja em um café, parque ou em trânsito, os tablets oferecem a liberdade de criar em qualquer lugar, garantindo que a inspiração nunca seja interrompida pelo ambiente. Opte por tablets com boa bateria, para não correr o risco de ficar na mão!
7. Edição de camadas e detalhes
Softwares de design frequentemente oferecem a opção de trabalhar com camadas. Assim, os artistas conseguem construir o trabalho passo a passo, editando detalhes específicos sem afetar o desenho como um todo. Com um tablet e caneta, a edição de camadas é mais profissional, permitindo ajustes sutis com facilidade.
8. Fluxo de trabalho
Usar um tablet gráfico aumenta significativamente o fluxo de trabalho e a sua produtividade como profissional. Transições rápidas entre ferramentas, atalhos personalizáveis e a capacidade de zoom e rotação tornam o processo de desenho mais rápido.
Quando aliado à precisão e versatilidade da caneta, o tablet gráfico transforma a criação artística em uma experiência contínua e produtiva.
A era digital trouxe consigo ferramentas que revolucionam a maneira como os artistas criam. O tablet com caneta é, sem dúvida, uma dessas inovações, oferecendo uma combinação de precisão e versatilidade que eleva o seu desempenho artístico. Seja para profissionais ou iniciantes no mundo dos desenhos!
É possível usar caneta em qualquer tablet?
Não, não é possível usar uma caneta digital ou stylus em qualquer tablet. A capacidade de um tablet reconhecer e responder a uma caneta digital depende de sua tecnologia de tela. Existem dois tipos principais de canetas para tablets: as canetas capacitivas e as canetas digitais ou ativas.
As canetas capacitivas são basicamente extensões do toque do dedo e funcionam pela mesma lógica que o toque humano em uma tela capacitiva. Estas canetas geralmente funcionam em qualquer tablet com tela sensível ao toque, mas não oferecem as características mais avançadas como a sensibilidade à pressão.
Enquanto isso, as canetas digitais ou ativas requerem uma tecnologia de tela específica e circuitos adicionais para detectar e responder à caneta.
Estas canetas são mais precisas e, muitas vezes, possuem características adicionais, como botões programáveis e sensibilidade à pressão, mas só funcionam com dispositivos específicos que são projetados para elas.
Enquanto muitos tablets podem ser usados com canetas capacitivas básicas, somente os tablets projetados especificamente para uso com uma caneta digital funcionarão com essa tecnologia. Ou seja: antes de comprar, não esquece de olhar as especificações, viu?
Qual é o preço do tablet que vem com caneta?
O preço de um tablet com caneta varia muito! Alguns fatores que interferem no valor estão incluindo a marca, as especificações do dispositivo, a tecnologia da caneta e as características adicionais oferecidas.
Tablets mais básicos, destinados principalmente ao consumo de mídia e tarefas cotidianas, que incluem uma caneta capacitiva básica, são encontrados por preços mais acessíveis, a partir de R$ 500.
Enquanto isso, os dispositivos mais avançados, projetados para profissionais criativos, como os da linha iPad Pro da Apple ou os Samsung Galaxy Tab S com a S Pen, custam um pouco mais, refletindo a tecnologia superior, a precisão da caneta e as características adicionais oferecidas. Um iPad, por exemplo, supera R$ 5 mil!
Para se ter uma ideia exata dos preços, pesquise os modelos atuais disponíveis no mercado e compare as especificações e os preços. Assim, poderá colocar na balança quais são as alternativas com os melhores custo-benefícios do mercado.
O que pode ser usado no lugar da caneta Touch?
Se você estiver sem sua caneta touch ou se ela estiver danificada, há algumas alternativas a serem consideradas no momento de realizar a substituição:
- Dedo: O método mais óbvio e simples é usar o dedo. No entanto, nem sempre é o ideal para tarefas que exigem precisão, como desenho ou anotação detalhada.
- Caneta capacitiva universal: Estas são canetas que funcionam em qualquer tela sensível ao toque e não requerem emparelhamento ou configuração especial.
Ah, e também é super importante avisar que, ao usar qualquer substituto para uma caneta touch, assegure que o objeto não arranhe ou danifique a tela do dispositivo.
🖊️ Além disso, sempre é aconselhável investir em uma caneta touch de reposição se você depende dela para tarefas específicas. Dessa forma, não corre o risco de ficar na mão e ter que gastar valores altos para comprar uma em cima da hora ou, então, ter que esperar a entrega. 🖊️
Quais tablets vêm com S Pen?
A S Pen é a caneta stylus da Samsung, característica dos dispositivos da linha Galaxy Note e de alguns tablets da marca. Ela é conhecida por suas funcionalidades avançadas, como a sensibilidade à pressão e a capacidade de realizar diversas ações além de desenhar ou escrever.
Os tablets da Samsung que frequentemente vêm com a S Pen incluem a série Galaxy Tab S. Por exemplo, o Galaxy Tab S6 Lite, o Galaxy Tab S7 FE e o Galaxy S8+ 5G, mencionados anteriormente, são alguns dos modelos que apresentam esta caneta.
Notebook ou tablet para desenho, qual o melhor?
A escolha entre um notebook e um tablet para desenho depende em grande parte das necessidades, preferências e orçamento do artista.
Ambos têm suas vantagens:
Notebooks: Os notebooks, especialmente aqueles com telas sensíveis ao toque e compatibilidade com canetas stylus, oferecem a potência e a versatilidade de um computador completo.
Eles geralmente possuem softwares de desenho mais robustos, mais espaço de armazenamento e são ideais para artistas que trabalham com projetos complexos e exigentes em termos de recursos.
Tablets: Tablets, por outro lado, oferecem portabilidade e uma experiência de desenho mais direta. Eles são mais leves, mais fáceis de transportar e são ideais para desenho rápido, esboços ou arte digital enquanto se está em movimento.
Além disso, a evolução dos aplicativos de desenho para tablets tornou-os cada vez mais poderosos e capazes de atender às necessidades de muitos artistas.
No final das contas, não existe uma resposta definitiva para definir o melhor: não há uma regra, você tem que testar e ver qual se adapta melhor. Um artista profissional pode preferir versatilidade de um notebook, enquanto um ilustrador em movimento pode optar pelo tablet.
E então, tem mais alguma dúvida sobre os melhores tablets com caneta touch para 2023? Comente conosco quais são as suas indicações!