Neste artigo veremos configurações essenciais de SEO para produtos, categorias e catálogo. Para os clientes encontrarem sua loja no Google.
Fala programador, beleza? Essa é a segunda parte sobre SEO de Magento 2 aqui no blog, na primeira vimos configurações gerais, agora vamos ver específicas de catálogo.
Primeiramente vamos verificar como melhorar o SEO de categorias, vá no menu lateral do admin e acesse: Stores | Configuration | Catalog | Catalog | Search Engine Optimization
Aqui teremos várias opções que podemos explorar em prol do Search Engine Optimization, vamos ver cada uma delas:
- Popular search themes: permite as páginas exibirem os resultados mais populares de busca, deixe como Yes;
- Product URL Suffix: Sufixo adicionado nas URLs de produto;
- Category URL Suffix: Sufixo adicionado nas URLs de categoria;
- Use Categories Path for Product URLs: Inclui o nome da categoria na URL dos produtos;
- Create Permanent Redirect for URLs if URL Key is Changed: Cria um redirect no URL Rewrite automaticamente caso uma URL tenha sido mudada para não perder o tráfego da antiga;
- Page Title Separator: separador do título da página;
- Use Canonical Link Meta Tag For Categories: Indexa apenas uma URL da categoria, para não haver duplicação de conteúdo;
- Use Canonical Link Meta Tag For Products: mesma coisa do tópico anterior, porém para produtos;
Gerenciador de sitemap do Magento
O Magento pode gerar o sitemap automaticamente em XML para nós, porém precisamos definir isso nas configurações
Vá até Stores | Configuration | Catalog | XML Sitemap e você terá uma gama de configurações em torno do XML que será gerado
Na aba Generation Settings podemos definir se o arquivo será gerado automaticamente, e o horário desta ação
Podemos também definir algumas especifidades de CMS Pages, Produtos e Categorias
Como também tamanho máximo do arquivo em Sitemap File Limits
E em Search Engine Submission Settings podemos habilitar o envio do robots.txt, que informa o que deve ser visto no e-commerce para os bots
Como inserir o tracking code do Google Analytics
No Magento 1 era uma grande confusão inserir os tracking codes, agora no Magento 2 há um local específico para isso
E ele só vai funcionar quando o site estiver em algum host, não precisando se preocupar com os servidores locais
Vá em Stores | Configuration | Sales | Google API aqui você pode configurar o Analytics e o AdWords
Otimizando SEO das páginas do Magento 2
Podemos melhorar o SEO das páginas de CMS do Magento, para isso vá em Content | Pages e escolha a página
Na aba Search Engine Optimization você pode inserir diversos dados que vão rankear melhor a paǵina
Estes dados são: URL key, Meta Title, Meta Keywords e Meta Description
Lembrando que o conteúdo da página deve estar alinhado com os conteúdos dos campos Meta
Quer se especializar em Desenvolvimento Web? Veja o nosso catálogo de cursos.
SEO dos Produtos
Outra possibilidade, talvez a mais interessante, seja o SEO para produtos que também é customizável
Vá em Catalog | Produtcs e selecione o produto
Novamente na aba de Search Engine Optimization podemos definir os parâmetros Meta que são extremamente importantes para o tráfego orgânico de produtos no Google
E é claro você pode alterar estas configurações para cada produto individualmente
SEO das Categorias
Também podemos impulsionar o SEO das páginas de categoria do Magento 2
Vá em Catalog | Categories e selecione a categoria
Novamente na aba Search Engine Optimization o Magento 2 nos dá a possibilidade de alterar os parâmetros Meta para favorecer o SEO das categorias
Conclusão
Neste artigo vimos várias configurações de SEO como: configurar o Analytics e o AdWords
E também mais direcionado as páginas de CMS, Categoria e Produtos
Que são o core do e-commerce
Confira também nosso catálogo de cursos gratuitos, com aulas semanais no YouTube