Você sabia que a área de programação é uma das mais promissoras do mercado de trabalho? Ela reúne salários acima da média e planos de carreira de alto nível. Por isso, é uma grande oportunidade aprender a programar e se tornar um profissional requisitado.

Segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), a demanda de profissionais de programação e outras áreas de TI chegará a quase 800 mil vagas até 2025. 

Isso indica que a área de desenvolvimento não é passageira, mas tem muito futuro pela frente. Por mais que tenha um grande déficit de profissionais, somente os mais qualificados ganharão espaço neste segmento. 

Para te ajudar nesse início de jornada, a Hora de Codar separou 7 dicas para aprender a programar do zero e construir uma carreira brilhante na área. Vamos conferir? Acompanhe a leitura!

Por que aprender a programar?

Provavelmente, você ainda não sabe programar, correto? Porém, já entende que é uma das áreas mais importantes do mercado de trabalho. Existem diversos motivos para aprender a programar. Veja quais são:

Alta demanda

Já deu para ver que tem muitas oportunidades na área de programação, né? E, como vimos anteriormente, a tendência só tende aumentar. Porém, as empresas sofrem ao tentar contratar bons profissionais. 

No caso, se você estudar, tornar-se um programador de alto nível e ter um portfólio atualizado, saiba que emprego não irá faltar. Aliás, é muito provável que você irá escolher onde deseja trabalhar. 

Bons salários

Levando em consideração a alta demanda e a escassez de profissionais, o resultado é em bons salários para quem está na área de programação. 

Não é raro encontrar salários a partir de R$ 4 mil até R$ 15 mil reais. Se você trabalhar para uma empresa estrangeira que paga em dólar ou euro, esse valor pode até dobrar. 

Parece muito interessante, não é mesmo? Um belo motivo para aprender a programar, de fato.

Trabalhar remotamente

Esse é um dos principais benefícios ao se tornar um programador. Pela dificuldade em encontrar profissionais para trabalhar presencialmente, o mercado de TI se tornou um dos mais flexíveis em relação ao trabalho remoto. 

Nesse sentido, você facilmente pode trabalhar em qualquer lugar do mundo. Basta ter um computador e acesso à internet para programar.

7 dicas para aprender a programar do zero

Ok, agora que você chegou até aqui, vamos direto para as principais dicas para arregaçar as mangas e aprender a programar do zero. Confira abaixo:

1. Defina seus objetivos

Para definir quais objetivos deseja alcançar ao aprender a programar, busque responder algumas perguntas: 

  • Você tem mais vontade de criar sites ou softwares?
  • Quer se tornar um profissional back-end, front-end ou fullstack?
  • Quantas horas por dia irá se dedicar à programação?
  • Você quer trabalhar em uma empresa ou se tornar um profissional autônomo na área?

As respostas de cada um desses questionamentos trarão mais clareza logo no começo da sua carreira de programador.

2. Aprenda os conceitos básicos 

Entender os conceitos básicos para aprender a programar do zero é fundamental ao entrar nessa área. Busque compreender como funciona a lógica da programação, os tipos de linguagens existentes e os projetos que você pode desenvolver. 

Isso faz com que você tenha mais clareza em qual área seguir, e lógica de programação será reaproveitada em qualquer linguagem.

3. Escolha a linguagem que quer aprender

Na hora de decidir qual linguagem aprender, não vá direto nas linguagens mais difíceis ou conhecidas, como o C++ e JavaScript. Uma boa dica é iniciar com Python, principalmente por apresentar uma linguagem clara e simples. Sem dúvidas, o Python é uma das melhores linguagens na hora de aprender a programar.

E ao adquirir um conhecimento satisfatório em programação, você pode migrar de tecnologia, os programadores fazem isso o tempo todo pela necessidade das empresas que trabalham.

💡 Leia também → Programação: o que você precisa saber para trabalhar na área

4. Faça exercícios 

Os exercícios são indispensáveis para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Por isso, intercale a teoria com a prática e escreva seus próprios códigos. Nesse momento, você conseguirá analisar o que já consegue fazer bem e o que necessita aprimorar. Não economize nas horas para aprender a programar.

5. Crie o seu primeiro projeto

Além dos exercícios, que tal fazer o seu primeiro projeto? É um momento de construir um site do zero, por exemplo, e verificar quais são todas as etapas desse desenvolvimento. Aqui, você pode criar um site pessoal para ser o seu portfólio e apresentar todos os seus projetos futuros.

Ter um projeto pessoal, que também é chamado de pet project, fará com que você crie experiência nas ações do dia a dia de um programador, é interessante evoluir este projeto ao longo da sua jornada e também mostrá-lo na entrevista.

6. Converse com outros programadores

Essa é uma dica enriquecedora, pois, ao colocar em prática, pode acelerar seus aprendizados e oportunidades na área de programação. Participe de comunidades online e eventos da área. Não tenha vergonha de trocar experiências e de tirar suas dúvidas. Os programadores mais experientes têm muito a compartilhar!

Com a popularização da área, eventos de programação estão cada vez mais comuns, busque os da sua cidade e faça essa imersão na área.

7. Faça um curso de programação

Existem diversos artigos e vídeos da área na internet, seja em português ou inglês. Você até pode aprender a programar sozinho, mas será um caminho mais longo e até mesmo difícil. Por outro lado, existe a opção dos cursos online, os quais apresentam uma estrutura linear com aulas do zero ao avançado. 

Como, por exemplo, a Comunidade Hora de Codar — a nossa plataforma de cursos. Aplicamos um método focado em te colocar no mercado de trabalho e evoluir você ao longo da sua carreira na programação.

Além disso, na Comunidade, você tem acesso a apostilas, exercícios, grupos de alunos e suporte para dúvidas. O aprendizado se torna muito melhor e mais divertido!

Entre na Comunidade Hora de Codar e aprenda a programar hoje!

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em aprender a programar do zero. Temos um convite imperdível!

A Comunidade Hora de Codar é um dos melhores lugares para se tornar um programador requisitado no mercado. São mais de 400 aulas, mais de 36 horas de conteúdo, diversos exercícios, desafios e projetos práticos. 

Ao entrar na comunidade, você tem acesso imediato aos vídeos e materiais e também ao grupo de alunos. É um ambiente rico com tudo o que você precisa para sair do zero e chegar até o nível mais avançado da programação.

Aproveite e inscreva-se agora mesmo na Comunidade Hora de Codar!

Gostou do conteúdo? Confira mais como esses em nosso blog. Até a próxima!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários