Neste artigo vamos ver otimizações de SEO básicas para o Magento 2, porém essenciais, para que sua loja se posicione bem no Google.
Fala programador(a), beleza? Vamos aprender um pouco sobre SEO com Magento 2.
O SEO para e-commerces é essencial, estar em uma boa posição no Google pode aumentar suas vendas exponencialmente
Então é necessário que você faça ajustes em sua loja, para poder ser melhor rankeado
E a parte boa é que o Magento é SEO friendly, ou seja, tem muita configurações que ajudam você a melhorar o SEO sem precisar escrever código
Entre no admin e no menu lateral acesse Content | Configuration | Escolha sua loja ou vá em Global e entre no link edit
Teremos acesso ao HTML Head, onde faremos nossas primeiras configurações:
Aqui você terá uma série de campos para preencher:
- Favicon: seu logo reduzido que aparece na aba do navegador;
- Default Page Title: título principal da loja, como será encontrada no Google;
- Page Title Prefix: título que aparece antes de todos os títulos de página, por exemplo nos produtos – Loja X: Produto Y;
- Page Title Suffix: mesmo caso que Prefix, só que após o título da página;
- Default Meta Description: Sugerido deixar vazio, faça o meta description em todas as páginas do seu site para ter maior relevância, mas caso você queira preencher para exibir algo em páginas que você esqueceu ou não há meta description, fique a vontade;
- Default Meta Keyword: Mesmo caso do item acima;
Outro detalhe importante é na aba Search Engine Robots, em ambientes que não forem de produção deixe a opção NOINDEX, NOFOLLOW habilitada
Isso fará com que suas versões de desenvolvimento que estejam hospedadas não sejam indexadas no Google, para não confundir seus clientes
Agora voltando a aba lateral, acesse Marketing | SEO & Search | URL Rewrites, alias esta aba de SEO & Search há muitos links interessantes
Em URL Rewrites você pode redefinir todas as URLs de suas páginas (produtos, CMS, categorias e etc) para que fiquem mais SEO friendly
Por exemplo retirar números ou caracteres especiais que talvez não somem para o SEO
Simplesmente edite o campo Request Path para o desejado e será criado um redirect da nova URL para a criada anteriormente, ambas aparecerão no Google e redirecionarão a mesma página
Voltando ao menu de Marketing, vamos selecionar Search Terms agora
Aqui podemos definir páginas para os usuários serem redirecionados dependendo do termo que eles pesquisam
Quer se especializar em Desenvolvimento Web? Veja o nosso catálogo de cursos.
Fazendo com que você crie sinônimos para um mesmo produto, aumento a taxa de acesso dele
Quando o usuário procurar por testando, ele será levado a URL do produto automaticamente
Voltando no menu de Marketing, em New Site Map é possível gerar o Sitemap do seu site
Alguns aplicativos com o Google, pedem esse arquivo para indexar as URLs e produtos nele
Fazendo com que alterações aparecem mais rápido, uma vez que você envia o arquivo para eles
Com estas opções já conseguimos avançar muito nas otimizações de SEO no Magento 2, perceba como o framework é rico em configurações
Conclusão
Neste artigo vimos configurações iniciais que podem nos ajudar muito com otimizações de SEO (Search Engine Optimization) no Magento 2
Claro que isso foi só um começo, traremos tópicos de SEO em categorias e produtos também, e outros assuntos
O que vai ajudar sua loja a enriquecer ainda mais as vendas e sua presença no Google
Confira também nosso catálogo de cursos gratuitos, com aulas semanais no YouTube