Atualmente, a inteligência artificial está em alta, especialmente em razão da transformação digital que estamos vivendo. Isso também é possível graças ao machine learning, sendo que hoje vamos ver qual a relação entre inteligência artificial e machine learning.
Na verdade, apesar de serem tecnologias parecidas e possuírem certa relação, elas se tratam de ferramentas distintas, com diferentes conceitos e aplicabilidades.
E, com o avanço que elas têm nos proporcionado, vem permitindo a automação de muitos procedimentos em empresas, e até mesmo substituindo algumas ocupações profissionais.
Por isso, é importante estar por dentro das tecnologias, como funcionam, e de que forma podemos nos adaptar a elas.
Afinal, o uso da inteligência artificial e machine learning já tem feito parte de muitas tarefas dentro das empresas, auxiliando na tomada de decisões, criação de relatórios, levantamento de dados, criação de textos, imagens, vídeos, e etc., de forma muito rápida e aperfeiçoada.
Inclusive, produzem com a mesma capacidade técnica que uma pessoa com conhecimento faria — daí a importância de estar cada vez mais por dentro do uso e otimização dessas ferramentas, para que nos tornemos profissionais do futuro com a capacidade de gerenciá-las, ao invés de sermos substituídos por elas.
Por isso a Hora de Codar preparou esse artigo para você hoje, se você acompanha o mundo da tecnologia, ou até mesmo é um programador/desenvolvedor com interesse de migrar para essa área, e tirar as suas dúvidas.
Vamos lá?
O que é inteligência artificial
A inteligência artificial é uma segmentação da ciência da computação, voltada para o desenvolvimento de sistemas e robôs, por meio de algoritmos programados para desempenhar tarefas semelhantes à inteligência humana.
Assim, ele consegue aprender, raciocinar, perceber e tomar decisões como um ser humano, desempenhando essas funções até mesmo com uma qualidade técnica semelhante às pessoas.
Isso só é possível através do levantamento de dados: em grandes volumes de informações, encontra-se padrões que auxiliam na tomada de decisões de forma automática.
Portanto, da mesma forma que nós, seres humanos, conseguimos analisar dados e temos a tendência de estabelecer padrões de comportamento, além de evoluir a partir deles, assim as tecnologias são ensinadas para que desempenhem a função de ‘’pensar’’ para executar tarefas a partir de dados.
Funções da inteligência artificial
As funções que a inteligência artificial são muitas, e estão em constante desenvolvimento.
A cada dia, novas habilidades são criadas, sendo que constantemente saem novas notícias sobre os avanços que a inteligência artificial tem tido, desenvolvendo novas funcionalidades.
Assim, são suas principais funções:
- Aprendizado de máquina: é o machine learning, que veremos posteriormente. Permite que as inteligências artificiais aprendam e melhorem, de acordo com sua base de dados, mesmo que não sejam diretamente programados para isso.
Ex: reconhecimento de fala e imagem, respostas automáticas em chatbots, recomendação de produtos e conteúdos em sites, etc.
- Processamento de linguagem natural: as IAS possuem a capacidade de entender e interpretar a linguagem humana, adequando até mesmo o tom e estilo da fala e escrita, como o que acontece em assistentes virtuais e sistemas de tradução automáticas.
- Visão computacional: a partir de imagens e vídeos, a IA consegue interpretar a informação contida neles e ter comandos. Essa função é muito usada em sistemas de reconhecimento de imagem, face, etc.
- Robótica: desenvolve robôs que realizam tarefas complexas, e podem ser utilizados em diversas áreas, como na produção industrial, manufatura, medicina, e até mesmo na realização de tarefas domésticas.
- Sistemas de recomendação: analisam dados para oferecer recomendações personalizadas para os internautas, geralmente em comércio eletrônico e sites de conteúdo.
A inteligência artificial, inclusive, tem beneficiado várias áreas, como por exemplo:
- Indústria: a criação de máquinas inteligentes facilita a automação de processos, reduzindo o operacional e aumentando a produtividade.
Além disso, também podem servir para o monitoramento, como por exemplo através de sensores que captam informações em tempo real de todo o processo: do fornecimento da matéria-prima até a finalização do produto e entrega ao consumidor final.
- Saúde: auxilia na descoberta de diagnósticos e avanço na ciência, com a criação e produção de medicamentos.
- Finanças: pode detectar fraudes e riscos, auxiliando também os setores financeiros das empresas, influenciando na tomada da decisão final;
- Varejo online: a inteligência artificial pode auxiliar no chatbot dos e-commerces, assim como é responsável pelo sistema de recomendações personalizadas ao cliente, de acordo com seu histórico de compras e navegação.
Esses são alguns exemplos ilustrativos, sendo que, como dito, inovações e novas funcionalidades surgem todos os dias através do avanço da inteligência artificial!
💡Leia também: O que é GitHub Copilot? Entenda como a IA pode nos ajudar a programar melhor
O que é machine learning
O machine learning significa, na tradução da palavra, ‘’aprendizagem da máquina’’, o que por si só já nos auxilia a entender a sua função e objetivo.
O machine learning é relacionado com a capacidade de aprendizagem de comportamentos através de um robô ou sistema, produzindo ou modificando respostas automaticamente, à medida que ‘’aprendem’’ as interações.
Seu aprendizado inicia a partir de uma base de dados e, possuindo ela como parâmetro, consegue identificar padrões do consumidor, que se tornam regras para tomadas de decisões inteligentes, de acordo com o contexto que é inserido.
O mais incrível, e que se torna uma vantagem do machine learning, é que tudo isso ocorre quase sem nenhuma intervenção humana, sendo que após o recebimento da base de dados, o software tem a capacidade de operar com autonomia e eficiência.
Assim, sua capacidade incrível de aprendizado torna essa ferramenta muito próxima da interação humana, trazendo uma ótima experiência para quem precisa lidar com elas.
Exemplo disso é o chatbot existente em sites e e-commerces, que guardam informações anteriores de sua navegação nele e, com base nisso, padronizam as respostas enviadas.
Além disso, as recomendações de conteúdos que recebemos em sites é baseado no que já acessamos, assim como ocorre com produtos sugeridos em e-commerce. Todos eles são possíveis, dentre outros fatores, também do machine learning. 🙂
Plataformas de CRM também podem ser beneficiadas com o machine learning, uma vez que padronizam o atendimento e as abordagens, de acordo com a necessidade de cada cliente que entra em contato.
A principal linguagem de programação utilizada no machine learning é a Phyton, sendo que é considerada como a mais completa, com vasta biblioteca de atuação.
💡Leia também: Vale a pena fazer curso de Phyton?
Assim, como o machine learning tem sido uma parte importante das inteligências artificiais e, como essa área tem demonstrado constante crescimento na tecnologia, vale a pena estudar a linguagem para se especializar nessa área, se você é estudante ou profissional na programação.
Como inteligência artificial e machine learning têm sido utilizadas juntas?
Com a explicação do que é inteligência artificial e machine learning, é possível que surja a dúvida se, no final das contas, elas se tratam da mesma coisa.
E a verdade é que, apesar de serem parecidas e muitas vezes estão associadas, não, não se tratam da mesma coisa!
Porém…
A inteligência artificial depende do machine learning para que exista, sendo que o machine learning proporciona os subsídios para que a IA possa ser criada e desenvolvida.
Já que a inteligência artificial realiza tarefas de forma similar aos seres humanos, de acordo com os dados e a base pré-configurada que possuem, isso tudo é proporcionado por um conjunto de fatores, incluindo o machine learning/aprendizagem da máquina.
Assim, a inteligência artificial é muito mais ampla que o machine learning, com diversas áreas de segmentação, demandando um campo muito maior de estudo e desenvolvimento.
De qualquer forma, vale essa é uma excelente área de estudo para os programadores, pois a inteligência artificial e machine learning estão dominando os setores da tecnologia, com vasto campo de atuação aos profissionais.
Deseja saber mais sobre assuntos de tecnologia voltadas ao mundo da programação e mercado de trabalho? Nos siga no Instagram e no Youtube, para não perder nenhum conteúdo!