Todos os estudantes de programação iniciantes, ao começar a estudar, se questionam sobre qual linguagem de programação começar. 

Isso porque atualmente existem muitas opções, como desenvolvimento desktop, web e mobile. 

Além disso, o mercado de trabalho costuma exigir conhecimento em uma diversidade de linguagens, o que leva à urgência dos estudantes de aprender rapidamente o maior nível de conhecimento possível, além de não saber qual delas priorizar estudar. 

Por isso, hoje eu vou dar a minha opinião sobre qual linguagem de programação eu acho importante começar a estudar.

Vamos lá?

Comece sabendo sobre lógica de programação

Em primeiro lugar, o principal fator que deve ser levado em conta na hora de programar, é saber que é fundamental saber sobre raciocínio lógico. 

Muitas pessoas não dão a devida atenção a esse ponto, porém a lógica é a base para aprender a programar e aprender sobre qualquer linguagem. 

Sem entender sobre isso, profissionais estão sentenciados a somente fazer um copia e cola de blocos de programas, sem entender a sua construção por trás deles e, por consequência, sem saber identificar e resolver qualquer problema que surgir. 

Após isso, como escolher qual linguagem de programação começar a aprender primeiro?

Bem, para decidir, é importante analisar uma série de fatores, uma vez que a linguagem de programação é o alicerce de todo programa. 

Então, é interessante primeiro definir o problema, já que a linguagem é a ferramenta, e cada linguagem possui a sua finalidade específica. 

Isto é, para definir o problema, você pode começar definindo uma área que você gostaria de trabalhar, como por exemplo: jogos, web, desktop, etc. 

Ao definir a área, as opções já irão reduzir bastante, o que irá ajudar você a olhar para um único objetivo.

É importante definir o objetivo e focar nele, para não cair no erro de trocar de linguagem de tempos em tempos de forma muito rápida e, no final das contas, não saber de forma específica nenhuma delas. 

Afinal, todo programador precisa conhecer todos os conceitos básicos de uma linguagem. 

Caso você se depare com uma dificuldade, a ponto de ficar travado nela por algum tempo e por causa disso decidir mudar de linguagem, você nunca irá aprender nenhuma delas com profundidade. 

Assim, por mais que o mercado exija diversos conhecimentos, se você aprender muito bem apenas uma linguagem, você já tem a chance de conseguir seus primeiros trabalhos. 

Uma dica extra neste ponto: aprenda lógica de programação em uma linguagem que está com alta demanda no mercado de trabalho, como JavaScript ou PHP, ou com a linguagem que você escolheu seguir carreira, e não utilize linguagens que não tem fins comerciais, como a Portugol.

Qual linguagem eu indico você começar

Por mais que não tenha uma única resposta que se aplique a todos os programadores iniciantes, já que existem várias linguagens de programação, eu indico que você comece por JavaScript

Pela minha experiência, essa é uma das principais linguagens e, portanto, muito requisitada.

Existem muitas vagas no mercado para essa área, e poucos profissionais realmente capacitados no assunto. 

É uma das principais linguagens do desenvolvimento web,  sendo possível atuar com desenvolvimento web (backend e frontend), e no desenvolvimento de jogos, que estão super em alta nos dias atuais.

No front end é possível trabalhar com React.js, Angular e Vue.js, e no back end Node.js ou Adonis, dominando os dois lados da stack de forma muito mais fácil, com apenas uma linguagem.

Esta é uma estratégia escolhida por muitas empresas hoje em dia, pois os desenvolvedores focam apenas em uma linguagem, claro que há banco de dados e outras ferramentas, mas isso deixa os programadores especialistas em JavaScript, e consequentemente escrevem códigos melhores.

Saiba que essa dúvida será recorrente durante a sua carreira

Muitos programadores mais experientes também possuem essa dúvida, no sentido de saber escolher qual linguagem de programação será importante para determinado projeto ou problema.

No ambiente profissional, por exemplo, o que contará é qual linguagem de programação apresenta uma boa performance para fazer a aplicação que a empresa necessita, levando em conta o tempo e o conhecimento que o time de programadores já dominam. 

Sendo assim, saber qual linguagem de programação começar a estudar poderá ser uma dúvida constante na carreira, só que em perspectivas diferentes, e você poderá levar em conta os aspectos que tratamos nesse artigo. 

Eu espero que você tenha gostado de saber qual a minha opinião sobre o assunto.

Não deixe de conferir o meu vídeo no Youtube, onde eu falo de forma ainda mais aprofundada sobre o tema. 

Você deseja deslanchar a sua profissão de programador? Conheça a Comunidade Hora de Codar: são milhares de conteúdos esperando você, além do meu suporte para te ajudar com qualquer dúvida!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x