A internet mudou muito o modo como as pessoas aprendem e estudam. Por isso, quem quer aprender programação pode se beneficiar de inúmeras ferramentas disponíveis online.
O problema é que nem tudo que está na internet é confiável. E nesse processo de aprendizagem, os conteúdos devem ser sólidos e bem estruturados. Além disso, é fundamental seguir um planejamento organizado para desenvolver habilidades.
Neste texto, te contamos mais sobre as estratégias necessárias para aprender programação online, de forma gratuita ou sem grandes investimentos. Quer saber mais? Então, continue lendo.
Programação: o que é? Para que serve?
Se você está começando a aprender programação, talvez existam dúvidas sobre o que é a programação e para que ela serve. De acordo com o Dicionário Priberam, programar significa, dentre outros sentidos, “Estabelecer um plano para fazer algo”.
De modo mais específico, a palavra pode ser entendida como “Fornecer instruções a uma máquina ou a um mecanismo para um procedimento automático (ex.: programar a máquina de lavar; programar o alarme)” ou ainda “Dividir o problema entregue ao computador ou ao calculador em instruções codificadas e aceitáveis pela máquina”.
Assim, a gente consegue entender melhor o que é a programação. Esse trabalho está diretamente relacionado à ideia de fornecer instruções para uma máquina, ou seja, dizer como ela deve funcionar.
Porém, as máquinas e computadores são diferentes de um ser humano. Se você quer dar uma instrução para uma pessoa, dirá a ela, com palavras da nossa linguagem, o que fazer. Já na programação de máquinas, essa instrução se dá por meio de códigos que podem ser entendidos pelo sistema.
O programador, portanto, é alguém que domina esses códigos e linguagem, sendo capaz de fornecer instruções para uma máquina ou mecanismo. Em nosso cotidiano, em que esse tipo de equipamento é cada vez mais comum, a programação está presente em diferentes funções.
De forma bem resumida, um programador pode atuar no desenvolvimento de sites, games e aplicativos — atividades mais conhecidas e associadas com a programação. Além disso, esse profissional poderá se dedicar à criação de ferramentas para facilitar a vida das pessoas, bem como sistemas operacionais.
Dessa maneira, o trabalho feito por um programador é prático, pois visa, de um modo geral, a resolução de problemas. Bem legal, não é mesmo? Ao aprender programação, você poderá atuar em áreas importantes.
É possível aprender programação pela internet?
Agora que você já sabe mais sobre a programação, vamos responder uma pergunta bem comum: é possível aprender programação pela internet? A resposta é sim. Porém, esse processo vai exigir dedicação e algum cuidado ao escolher os conteúdos.
A internet tem vários conteúdos que podem te ajudar a aprender mais sobre programação: vídeos, cursos online, ebooks, comunidades virtuais, fóruns, dentre outros. A quantidade de material é grande, mas nem tudo é realmente útil.
Para aprender programação pela internet, você precisará selecionar esses conteúdos, conferindo a confiabilidade de quem os produziu.
Outro aspecto bem relevante é um planejamento próprio, incluindo o foco do seu aprendizado. Isso porque a programação é uma área bem ampla. É necessário que você saiba por qual linguagem iniciar e as frentes de atuação de preferência.
Conhecimentos necessários para começar a programar
A princípio, qualquer pessoa pode aprender programação. Não existem conhecimentos prévios que sejam obrigatórios, mas algumas habilidades podem te ajudar a acelerar o aprendizado.
Se você tem interesse por tecnologia, gosta de lógica e sabe inglês, por exemplo, o processo fica um pouco mais simples. Ainda assim, nada impede que pessoas com outros perfis se tornem programadores de alto nível.
Vale lembrar que a área necessita de um aprendizado contínuo, para você acompanhar as atualizações do mercado. Esse investimento em estudo, com foco e dedicação, dará bons retornos a longo prazo.
Antes de iniciar seus estudos, é importante se informar sobre a área e a carreira de programação. Assim, você poderá definir o planejamento para o seu aprendizado, mesmo que seja do zero.
Aprender programação no YouTube
Existem muitos canais com cursos inteiros que dão uma base ao programador iniciante. Por isso, o YouTube pode ser uma ferramenta incrível para aprender programação. Uma grande vantagem é que esses conteúdos são, quase sempre, gratuitos.
Programadores experientes aproveitam o espaço para dividirem o que sabem sobre programação e isso significa, na prática, que você pode encontrar muitos vídeos de qualidade.
O problema aqui é o volume de conteúdos, que pode deixar qualquer um perdido. Ademais, esses canais não apresentam uma ordem lógica de aprendizado Por isso, o planejamento, que falamos ali em cima, é tão importante. Se você sabe o que quer aprender programação, fica bem mais fácil decidir quais canais e vídeos acompanhar.
Não se esqueça, também, de procurar conhecer quem são as pessoas por trás dos conteúdos que você está acompanhando. O Matheus Battisti, da Hora de Codar, por exemplo, tem inúmeros vídeos no YouTube para programadores em diferentes etapas da carreira. Ele tem experiência de muitos anos e já se consagrou ministrando dezenas de cursos.
Conhecendo mais sobre as pessoas que produzem esses conteúdos, você já tem um pouco mais de confiança no conhecimento que está adquirindo. No entanto, o YouTube não é o lugar para quem busca um aprendizado mais estruturado, com materiais de apoio e exercícios práticos.
Cursos online de programação
Para além do YouTube, existem inúmeras plataformas de cursos online para você aprender programação. Para cursos bem completos, será necessário um investimento. Contudo, muitos cursos têm valores bastante acessíveis, com excelente custo-benefício.
A grande vantagem do curso online é aprender programação sem sair de casa, no seu tempo e sem gastar muito — ainda que existam cursos mais caros. Ademais, eles oferecem possibilidade recursos bem úteis, como materiais didáticos complementares, exercícios práticos, encontros para retirada de dúvidas e muito mais, ou seja, um conteúdo estruturado e pensado na evolução do aluno.
Mais uma vez, o seu planejamento individual será um grande aliado na hora de escolher quais cursos escolher. Tendo um foco bem definido, você poderá escolher alguns cursos voltados para iniciantes e, aos poucos, ir desenvolvendo suas habilidades.
Há ainda um ponto bem interessante a ser observado: as certificações. Com os cursos online, você pode obter comprovações para apresentar em seu currículo e a futuros contratadores. Lembre-se de procurar por plataformas que possam te dar certificado, facilitando o avanço na carreira.
Materiais gratuitos para aprender programação
Estamos falando de internet, mas existe uma ferramenta para aprender que nunca caiu em desuso: o livro. Os livros são excelentes para você ter acesso a informações bem confiáveis, organizadas e disponíveis para consulta sempre que precisar. Por outro lado, eles estão sujeitos à desatualização rápida, pois o mercado muda constantemente. Então, você precisa tomar cuidado com a tecnologia que o livro ensina
Nesse sentido, ressaltamos que conteúdos excelentes podem ser encontrados de forma gratuita pela internet, tais como os ebooks produzidos por programadores. Aqui, a gente vai trazer três exemplos de materiais grátis que você encontra no site da Hora de Codar:
- Os 10 princípios do bom programador – é um eBook pensado para solucionar dúvidas de programadores iniciantes e experientes que queiram alavancar suas carreiras;
- Python eficiente – tem como objetivo reunir conhecimentos e conceitos sobre essa linguagem;
- Entenda como uma API funciona – voltado para ajudar programadores iniciantes e pessoas que não são da área de programação a entenderem o que é uma API.
Como você pode ver, esses materiais podem ser mais gerais ou mais específicos. A dica é você ir criando uma biblioteca própria, com conteúdos escritos que se articulem com o seu planejamento de estudos. Seja organizado, faça separações por temas e, o mais importante: não basta ter, é necessário ler e estudar esses materiais.
Comunidade Hora de Codar
E para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, que tal fazer parte de uma comunidade? Recentemente, o Matheus Battisti criou a Comunidade Hora de Codar. Mais que um curso, a ideia é oferecer um sistema bem completo para o aprendizado de um programador iniciante.
Assim, a comunidade busca reunir vários cursos e projetos, de forma abrangente, incluindo diferentes tecnologias que estão entre as mais requisitadas no mercado de trabalho.
Os cursos oferecidos na Hora de Codar contam ainda com exercícios, desafios e projetos práticos. Ou seja, você será acompanhado de perto em todas as etapas do processo de aprendizagem, desde a instalação e configuração de uma tecnologia até as boas práticas mais utilizadas em empresas de grande porte.
Nesse acompanhamento, o programador em formação também poderá tirar suas dúvidas frequentemente, bem como falar sobre a jornada de estudos, dificuldades e outras questões em lives conduzidas pelo Matheus e em canais de comunicação para trocas entre alunos e a equipe Hora de Codar.
Por tudo isso, a Comunidade Hora de Codar é um ótimo espaço para você ampliar o seu conhecimento e aprender programação em todas as áreas!
E para você que quer começar a programar, a dica da Hora de Codar é conhecer nossos cursos que estão disponíveis de forma totalmente gratuita no YouTube. Assim, você poderá desenvolver novas habilidades, tirar dúvidas e saber mais sobre a carreira de programador. Confira!
Referência:
PROGRAMAR. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/programar [consultado em 26-08-2022].