Desenvolva banco de dados relacionais otimizados e eficientes com o curso de Design de banco de dados relacionais e modelagem de dados completo, online e com certificado da Hora de Codar!

Curso de design de banco de dados

Hoje em dia, a informação é um dos ativos mais importantes nas empresas e instituições e organizá-las é fundamental para manter a competitividade. Entre as tecnologias mais utilizadas para cumprir essa tarefa estão os bancos de dados relacionais. Sendo assim, é essencial que desenvolvedores tenham conhecimento em modelagem de banco de dados, por isso vamos apresentar nesse artigo o curso de design de banco de dados com certificado completo do básico ao avançado, no qual você aprenderá a planejar um projeto desde o levantamento requisitos até o completo desenvolvimento do banco de dados.

Usando banco de dados e outras ferramentas de computação e inteligência de negócios, as organizações agora podem aproveitar os dados que coletam para executar com mais eficiência, permitir uma melhor tomada de decisões e se tornar mais ágeis e escaláveis.

Portanto, o banco de dados é um componente indispensável atualmente. Isso faz com que a habilidade de desenvolver aplicações de banco de dados relacionais seja fundamental para o mercado de trabalho.

Venha saber mais sobre o curso de modelagem de banco de dados e essa área promissora!

💡 Leia também: Banco de dados na programação: vale a pena se especializar nessa área?

O que é e para que serve banco de dados relacionais?

Antes de entender o banco de dados relacional, vamos compreender melhor o que é um banco de dados de maneira geral: imagine uma planilha de Excel que é capaz de armazenar uma série de dados em linhas e colunas. Um banco de dados é como essa planilha, a diferença é que o banco de dados contém coleções muito maiores e pode ser acessado por milhares de pessoas ao mesmo tempo com rapidez e segurança.

O banco de dados relacional é um conjunto de informações que organiza dados em relações predefinidas. Os dados são armazenados em uma ou mais tabelas (ou “relações”) de colunas e linhas, dessa forma, fica mais fácil visualizar e compreender como as diferentes estruturas de dados se relacionam. Esses relacionamentos são uma conexão lógica entre as diferentes tabelas, estabelecidas com base na interação entre elas.

Ou seja, o modelo de banco de dados relacional permite que qualquer tabela seja relacionada a outra tabela usando um atributo comum.

Benefícios dos bancos de dados relacionais

Uma vantagem importante do modelo de banco de dados relacional é a forma como ele representa dados de forma intuitiva e como facilita o acesso as informações relacionadas. Por esse motivo, empresas que lidam com grandes quantidades de dados estruturados optam por esse modelo frequentemente.

Os bancos de dados mais utilizados no mercado

Alguns dos bancos de dados mais usados no mercado atualmente são:

  • Oracle;
  • SQL Server;
  • PostgreSQL;
  • MySQL;
  • MongoDB;
  • NoSQL.

Conheça o MySQL

No curso de design de banco de dados você aprenderá com o MySQL. É um sistema open-source (código aberto) de gerenciamento de base de dados relacional. Atualmente ele é um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares da Oracle Corporation, tendo mais de 10 milhões de instalações ao redor do mundo.

O MySQL é conhecido por ser de fácil utilização, e usado por grandes empresas que trabalham com grandes volumes de dados. Ele possui uma interface extremamente simples e é compatível com grande parte dos sistemas operacionais.

Pode-se dizer que essas características são o que fazem o MySQL ser tão utilizado atualmente e estar em constante crescimento. Pois, mesmo sendo um dos bancos de dados mais utilizado em todo o mundo, o MySQL continua em constante desenvolvimento, com atualizações frequentes.

Se quiser entender melhor sobre o SQL temos um curso somente disso que você pode conhecer: SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto).

É fácil aprender SQL?

Podemos dizer que sim! Se comparado a outras linguagens de programação, o SQL é mais fácil, isso porque não envolve tanta lógica de programação, não demanda tanto raciocínio lógico comparado ao Python, por exemplo. Por isso, é uma linguagem com aplicações mais diretas e se torna mais fácil de assimilar.

Embora o aprendizado do SQL seja algo rápido alguns cuidados devem ser tomados, a dificuldade dependerá muito de cada estudante e seus fatores pessoais.

Quanto tempo leva para aprender SQL?

Se você já estudou outras línguas, sabe que aprender uma nova linguagem é difícil e pode levar alguns anos. Mas, dominar o SQL é uma jornada muito mais rápida do que aprender a falar inglês fluentemente!

Não podemos dizer exatamente quanto tempo você levará para dominar o SQL. Pois, isso depende de diversas coisas, como: quão aberto você está a assimilar novas informações? Quanto tempo disponível você tem para os estudos? Você retém informações facilmente?

Portanto, cada pessoa é uma pessoa!

O que é modelagem de dados?

A modelagem de dados consiste em criar um esquema que determina como uma organização coleta e gerencia suas informações. Esse modelo auxilia vários profissionais que lidam com dados a obter uma visão unificada das informações da empresa, como engenheiros, cientistas e analistas, por exemplo.

Esse modelo mostra os dados coletados pela empresa, como eles se relacionam entre si e como eles serão armazenados e analisados.

Um modelo de dados completo e bem desenvolvido auxilia na criação de um baco de dados lógico e simples. Ademais, ele também uma fonte única e confiável aos sistemas, o que é essencial para operações eficientes.

Curso de Design de banco de dados relacionais e modelagem de dados com certificado

Vamos falar um pouco mais sobre o curso de “Design de banco de dados relacionais e modelagem de dados”?

Ao ingressar neste curso, você irá adquirir habilidades e conhecimentos fundamentais para a criação de bancos de dados relacionais. O foco principal será aprender a criar diagramas de banco de dados relacionais, uma etapa fundamental no desenvolvimento de projetos nessa área.

Além disso, você se familiarizará com os conceitos de normalização de tabelas, um processo que visa organizar e otimizar a estrutura do banco de dados. A normalização abrange três níveis (NF1, NF2, NF3), cada um com diretrizes específicas para garantir a consistência e a integridade dos dados.

Outro aspecto abordado no curso é o planejamento de projetos com base no banco de dados. Você aprenderá a identificar as necessidades e requisitos do projeto, de forma a projetar e estruturar o banco de dados de maneira eficiente, atendendo às demandas específicas.

Nas aulas teremos uma imersão no processo utilizado pela maioria das organizações, utilizando como base um projeto de livraria online, realizaremos a modelagem de dados, passando por todas as fases do processo: conceitual, lógica e física.

Tudo isso entre muitas outras coisas!

Quais os assuntos que serão abordados curso de design de banco de dados?

Ao longo deste curso, exploraremos uma variedade de tópicos relacionados a bancos de dados. Você aprenderá sobre o levantamento de requisitos do projeto, um processo fundamental para entender as necessidades dos usuários e clientes.

A modelagem de dados também será abordada, fornecendo as técnicas e ferramentas necessárias para projetar a estrutura do banco de dados de forma eficiente. Você aprenderá a criar o Diagrama de Entidade Relacionamento (Diagrama ER), que auxilia na visualização e organização das entidades e seus relacionamentos.

A otimização dos campos é outro aspecto importante do curso. Você aprenderá a escolher os tipos de dados adequados, como VARCHAR, INT, DATE, TEXT e outros, para garantir o armazenamento eficiente das informações.

Além desses tópicos, há muito mais a ser explorado neste curso abrangente sobre bancos de dados. Prepare-se para aprofundar seus conhecimentos e adquirir habilidades essenciais para o desenvolvimento de projetos nessa área!

Após o planejamento completo do nosso projeto, você ainda terá uma seção totalmente prática, repleta de desafios!

Por fim, ao concluir o curso de design de banco de dados você estará apto a planejar projetos de bancos e a desenvolver aplicações complexas.

O curso de conta com 5,5 horas de vídeo sob demanda, 1 artigo, 1 recurso para download e certificado de conclusão. Ele é formado por 8 seções e 83 aulas, dando uma duração total de apenas 5h15m para você saber tudo sobre design de banco de dados relacionais e modelagem de dados!

E ainda tem uma garantia total de 30 dias, ou seja, se você não gostar, é só pedir seu dinheiro de volta.

Para quem este curso de design de bancos de dados completo é indicado:

Este curso é altamente recomendado para indivíduos que atuam ou desejam ingressar nas áreas de desenvolvimento de software, programação e engenharia de software. Além disso, é uma excelente opção para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos em banco de dados.

Profissionais de desenvolvimento de software encontrarão no curso uma oportunidade valiosa para expandir suas habilidades e aprimorar seu domínio na área. Programadores em busca de aperfeiçoamento também se beneficiarão com o conteúdo abordado, que oferece uma visão abrangente e aprofundada.

Engenheiros de software que buscam aprimorar suas competências e ampliar suas perspectivas de carreira também são um público-alvo ideal para este curso. Com a abordagem prática e teórica oferecida, os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos em bancos de dados e aplicá-los de forma eficiente no desenvolvimento de projetos.

Adicionalmente, aqueles que têm interesse em aprender mais sobre banco de dados e sua aplicação prática encontrarão neste curso uma excelente oportunidade. O conteúdo abordado ajudará a compreender os fundamentos, técnicas e melhores práticas no campo dos bancos de dados, abrindo portas para novas oportunidades profissionais.

Profissionais que trabalham na área de dados e almejam criar projetos de bancos relacionais também são fortemente encorajados a participar deste curso. As habilidades adquiridas permitirão a criação e gerenciamento eficaz de bancos de dados relacionais, trazendo maior eficiência e organização aos projetos desenvolvidos na área.

E não precisa de experiência prévia no assunto, basta ter interesse para vir aprender com a Hora de Codar! O curso é para todos os níveis!

Quais os motivos para investir em um curso de design banco de dados?

Primeiramente, desenvolver um banco de dados exige conhecimento especializado, desse modo, ter domínio sobre essa ferramenta consiste em um importante diferencial no mercado de trabalho hoje em dia. Então, se deseja ser um desenvolvedor de dados é fundamental ter um curso!

Mas, além disso, mesmo que essa profissão não seja seu objetivo até esse momento, se você gosta da área, é uma carreira para se considerar!

Como dissemos lá no começo, atualmente os dados são essenciais para a condução estratégica de diversas situações. Eles são amplamente empregados em websites, aplicativos, e-commerces e entre diversas outras aplicações.

Essas aplicações vão desde o uso cotidiano no celular ou computador, até tecnologias mais
complexas de data science, machine learning e computação científica. Essa importância conferida aos dados também beneficia os profissionais que desejam se especializar em trabalhar diretamente com eles, inclusive desenvolvedores.

Portanto, a demanda cresce também para o lado de profissionais especializados na área, envolvendo as tarefas voltadas à programação, que desenvolvem, aperfeiçoam e testam bancos de dados novos, e também os já existentes, permitindo que as empresas e instituições estejam sempre seguras quando o assunto são dados!

A carreira do desenvolvedor de banco de dados

Os desenvolvedores de banco de dados garantem que os sistemas de gerenciamento de banco de dados possam lidar com grandes quantidades de dados. Também chamados de programadores de banco de dados, esses profissionais geralmente trabalham como parte de uma equipe de desenvolvimento de software, uma vez que uma equipe possui membros com funções distintas para a construção de um software, cada um encarregado de um aspecto do software.

Um desenvolvedor de banco de dados possui diversas funções em seu trabalho, como as listadas a seguir:

  • Realizar modificações e edições em bancos de dados já existentes;
  • Projetar e desenvolver bancos de dados novos para atender atendendo as necessidades de clientes;
  • Solucionar problemas relacionados a bancos de dados;
  • Criar códigos para execução tarefas específicas nos bancos de dados;
  • Assegurar que novos projetos de TI e negócios estejam em conformidade com os padrões e requisitos dos bancos de dados;
  • Elaborar documentação técnica.

Desenvolvedor de banco dados x Administrador de banco de dados

É comum ocorrer confusão entre desenvolvedores de banco de dados e administradores de banco de dados, porém é importante destacar que são duas profissões distintas!

Embora as responsabilidades do administrador de banco de dados possam variar ou incluir tarefas adicionais dependendo da organização, sua principal função é garantir o funcionamento adequado dos bancos de dados. Eles colaboram com os usuários para realizar a manutenção, configuração e proteção dos bancos de dados em uma organização ou instituição.

Por outro lado, os desenvolvedores estão mais envolvidos na criação de novos aplicativos ou na expansão dos recursos dos bancos de dados existentes. Seu foco principal não é a manutenção diária, mas sim a implementação de mudanças e melhorias na forma como as organizações utilizam os dados.

O mercado de trabalho para o desenvolvedor de banco de dados

O mercado de trabalho para Banco de Dados é versátil muito promissor. Essa área tem vivenciado um crescimento expressivo no número de vagas nos últimos anos, e a tendência é de que esse aumento na demanda por especialistas em dados, incluindo desenvolvedores, continue aumentando cada vez mais.

Essa carreira tem um potencial de crescimento contínuo, uma vez que as empresas estão cada vez mais buscando aprimorar, otimizar e expandir seus bancos de dados. A perda de dados ou qualquer erro no sistema do banco de dados pode acarretar em consequências graves para a empresa, podendo até mesmo levá-la à falência. Portanto, é fundamental contar com um software seguro.

É previsto um aumento na demanda por desenvolvedores de bancos de dados qualificados nos próximos anos. Além disso, essa função oferece uma base de experiência essencial para avançar para cargos mais altos, como arquiteto de dados, cientista de dados, gerente de TI ou gerente de projeto, entre outros. Quanto mais habilidoso e qualificado você se tornar, maiores serão as oportunidades de crescimento profissional!

Como se tornar desenvolvedor de banco dados?

Você pode seguir muitos caminhos diferentes para se tornar um desenvolvedor de banco de dados, nossos cursos já são um grande começo! O conjunto de habilidades essenciais, habilidades de programação e certificações ajudarão a lançar sua carreira com mais facilidade. Então segue algumas dicas:

  1. Obter uma certificação ou treinamento;
  2. Procurar experiência em desenvolvimento de banco de dados no mundo real;
  3. Desenvolver as soft skills;
  4. Ganhar experiência prática;
  5. Realizar os cursos da Hora de Codar!

Além do curso de design de banco de dados relacionais e modelagem de dados que te apresentamos logo acima, você também pode aprender muito com nosso canal no YouTube! É uma boa opção caso você queira entender um pouco mais sobre o assunto antes de mergulhar em um curso mais aprofundado e com certificado!

Na playlist abaixo você pode ver o que rolou na nossa Semana de do Banco de Dados e aprender sobre o assunto da forma totalmente gratuita!

Desenvolvedor web e banco de dados

Os bancos de dados foram uma das tecnologias quem possibilitaram o surgimento e ampliação de uma variedade de sites dinâmicos com diferentes propósitos, por isso, desenvolvedores web também utilizam muito bancos de dados, o que torna o conhecimento em SQL bastante válido para esse profissional.

Diferentes dos sites estáticos, que não mudam toda vez o navegador carrega uma página e armazenar dados em arquivos do servidor é o suficiente, os sites dinâmicos mudam toda vez que são carregados, como quando um usuário clica em uma imagem ou texto, dessa forma, baseá-lo em banco de dados torna tudo muito mais eficiente e permite toda a funcionalidade de um site dinâmico, como carrinho de compras, página inicial personalizada, pesquisa avançada e filtros de pesquisa, entre outras coisas.

Então, se interessou pela área e está pensando em trabalhar com Banco de Dados? Não perde tempo, se inscreva no nosso curso de design de banco de dados relacionais e modelagem de dados!

E não deixe de nos acompanhar aqui no blog e lá no Instagram para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos sobre programação, sempre tem temas que irão te ajudar na sua carreira como programador.

Confira também o nosso catálogo de cursos.

Tem mais alguma dúvida? Comente para te ajudarmos!  

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários