A lógica de programação é uma das habilidades mais importantes para um desenvolvedor. Sem entender a lógica, o programador estará sempre fadado a copiar e colar sem compreender realmente todo o processo por trás do que ele está fazendo. Ao construir um algoritmo ou qualquer projeto, se não tiver essa habilidade desenvolvida, pode surgir um grande problema. Portanto, não dominar a lógica da programação é uma enorme limitação para uma pessoa desenvolvedora.

Você tem interesse nessa área? Ainda não domina a lógica de programação? Não sabe por onde começar a desenvolver? Ou não sabe nem como funciona direito? Esse artigo foi escrito para te ajudar!

Códigos e lógica de programação

O que é lógica de programação

A lógica de programação é uma maneira de organizar pensamentos que possuem raciocínio lógico humano de forma que as máquinas entendam o que esta sendo dito. Vamos simplificar!

Digamos que você vá fazer um bolo! Você pesquisa uma receita, e nela contém o passo a passo para o bolo ficar pronto e gostoso, certo? O mesmo vale para a programação! Os desenvolvedores usam “receitas” para que a máquina entenda perfeitamente o que deve ser feito, chamamos isso de algoritmo. Mas calma que vamos falar sobre esse assunto daqui a pouco!

Portanto, a lógica de programação é o modo como se escreve instruções a uma máquina, ou seja, a organização coerente das instruções para que um objetivo seja alcançado.

É como uma língua normal, um grupo de palavras com significados que fazem o computador assimilar cada comando e função, e dessa forma, executá-los.

É preciso entender que o computador não pensa da mesma forma que nós e não é inteligente o suficiente para saber o que precisa ser feito sem que seja dito de maneira clara e objetiva. Sendo assim, organizar as informações com objetividade e ordem adequada é essencial para que a ação seja executada corretamente.

Onde ela é utilizada?

Todo e qualquer sistema computacional foi escrito com uma linguagem de programação específica utilizando a lógica de programação. Seja para fins empresariais ou pessoais, todo software precisa dessa lógica para ser projetado.

A lógica de programação está presente em tudo que envolve tecnologia de alguma maneira, como programas de computador, jogos e aplicativos para celular.

Lógica tradicional x lógica de programação

Até aqui já entendemos que a lógica de programação é uma forma de traduzir nossos pensamentos para os computadores compreenderem e dessa forma poderem desempenhar tarefas com eficiência e eficácia. Mas vamos um pouco mais a fundo nesse assunto!

A lógica não é recente. Antes de haver a lógica de programação, a lógica tradicional já existia há muito tempo, sendo explorada por pensadores e filósofos muito importantes, como Aristóteles. O objetivo principal da lógica é transformar o nosso pensamento em algo organizado e compreensível.

A lógica busca ilustrar a forma como as pessoas pensam de uma maneira concreta, e ela faz isso transformando o pensamento em sentenças baseadas em um sistema linguístico, a partir disso podemos testar se são verdadeiras ou falsas nos baseando em nossa experiência pessoal. Veja:

Se alguém diz “Vai chover” a nossa reação é constatar, então olhamos para o céu e verificamos que não há nuvens. Mas sabemos que para chover, é necessário haver nuvens. Então podemos tirar algumas conclusões.

  1. Para chover, é necessário que haja nuvens.
  2. Não há nuvens no céu.
  3. Se não há nuvens, não vai chover.
  4. Se não vai chover, a sentença dita é falsa.

A lógica de programação funciona exatamente da mesma forma. Porém, ao contrário de nós que usamos nossas experiências pessoas para constatar algo, os computadores não são capazes de coletar informações e aprender por conta própria, sem a ajuda do programador ele não será capaz de olhar para o céu e concluir se irá ou não chover, pois, da mesma forma, ele não sabe que é necessário haver nuvens no céu para que chova sem que isso seja ensinado a ele. E ele só será capaz de fazer isso por conta própria se usarmos os algoritmos para ensiná-lo.

Vamos falar dele agora?

Algoritmos e lógica de programação

O que são algoritmos?

Definindo de maneira bem simples e básica, um algoritmo é um passo a passo. Lembra da receita de bolo que comentamos ali em cima? É exatamente isso! O algoritmo é um conjunto de instruções formado por um número finito de passos. Porém, para que os dados sejam processados e a máquina possa executar a tarefa, é necessário usar uma linguagem de programação.

Vamos ver um exemplo de algoritmo:

Como já dito, as informações em um algoritmo não podem ser redundantes, tampouco subjetivas, elas precisam ser muito claras e detalhadas para que a máquina consiga compreender e executar corretamente. Veja um algoritmo para fritar batatas:

Inicio

  • Pegar as batatas
  • Pegar uma faca
  • Descascar as batatas com a faca
  • Cortar as batatas em tiras
  • Pegar uma panela
  • Colocar no fogão
  • Colocar óleo dentro da panela
  • Acender o fogo do fogão
  • Esperar o óleo esquentar
  • Colocar as batatas para fritar
  • Aguardar o tempo ideal até que as batatas estejam fritas
  • Remover as batatas-fritas da panela
  • Servir as batatas

Fim

Simples e didático, não é? Isso é um algoritmo! Perceba que a sequência correta e definida das ações é importante para que a tarefa seja executada corretamente, pois não poderíamos descascar as batatas depois de fritar.

Tipos de algoritmo

Existem três formas de representar um algoritmo na programação:

  • Descrição narrativa: forma mais simples e próxima da sua língua nativa para escrever um código. Funciona como a receita do bolo dita anteriormente, com instruções detalhadas do passo a passo;
  • Fluxograma: mostra o passo a passo de uma maneira mais visual, utilizando elementos gráficos;
  • Pseudocódigo: é a forma mais próxima de escrever um código que se assemelha a estrutura das linguagens de programação.

Qual a diferença entre algoritmos e lógica de programação?

lógica de programação é a estruturação de conceitos e regras que servem para orientar a execução do algoritmo, o algoritmo, por sua vez, é a receita, ou seja, o passo a passo claro, objetivo e lógico que instruem as ações para a execução de uma determinada tarefa. Ainda parece confuso? Então vamos usar mais exemplos!

Se você quer ensinar alguém a resolver uma certa operação matemática, você usará a lógica tradicional e guiará essa pessoa através de um passo a passo, ou seja, um algoritmo. Mas se você for ensinar um computador, você não usará lógica tradicional, e sim a lógica de programação, e o algoritmo também estará lá para dizer o passo a passo a máquina. Podemos dizer que para qualquer tutorial usaremos algoritmo, independe de serem ensinados a computadores ou não, mas a lógica será diferente.

Para que serve lógica de programação

Ao longo de toda a história, a educação sempre foi importante para o desenvolvimento humano, a principal forma de aprendizado era através de pessoa para pessoa. Atualmente, com a era da informação, a principal maneira de se obter conhecimento é através dos softwares, que são desenvolvidos por programadores usando a lógica de programação.

Ela é utilizada para representar problemas e obter soluções para eles. Dominar a lógica de programação e a construção de algoritmos é fundamental para programar. Depois de construir o algoritmo você poderá codificar seu programa em qualquer linguagem através da lógica de programação.

O que é preciso para aprender lógica de programação?

Quem deseja aprender lógica de programação para trabalhar com desenvolvimento precisa:

  • Ter concentração;
  • Entender de tecnologia; 
  • Ter facilidade em resolução de problemas;  
  • Ter organização.   

Precisa gostar de matemática?

O ideal é iniciar pelas bases, e a matemática é uma delas, se identificar com essa área vai tornar seu aprendizado muito mais leve e prazeroso. Não necessariamente você precisa ser um amante da matemática, mas gostar vai facilitar muito o entendimento.

Quanto tempo leva para aprender a lógica de programação? 

O tempo necessário para aprender lógica de programação é relativo e depende cada pessoa, já que devemos levar diversos fatores em consideração, como ritmo de aprendizagem, quanto tempo você tem disponível para estudar e como é a sua rotina.

Mas no geral, em média, as pessoas levam cerca de 6 a 8 meses para compreenderem a lógica de programação de uma maneira mais abrangente, porém é preciso continuar estudando constantemente para se aprofundar e dominar cada vez mais essa habilidade. 

Como praticar lógica de programação?

Antes de partir para um projeto grande ou complexo de programação é indicado praticar. Você pode criar pequenos jogos, sites ou ferramentas que sejam úteis no seu dia a dia ou na vida dos seus amigos e familiares.

Lembre-se sempre que trabalhar com a lógica de programação é um processo gradativo, você irá se desenvolver cada vez mais, porém, aos poucos. Então aproveite cada etapa do seu aprendizado para ampliar seus conhecimentos.

Através da plataforma Udemy você pode realizar nosso curso de Algoritmos e lógica de programação com Python 3, nele você vai aprender:

  • Lógica de programação do básico ao avançado, com teoria e exercícios
  • Resolver algorítimos dos mais simples aos mais complexos
  • Programar em Python do iníco até os recursos mais avançados da linguagem
  • Criar softwares em Python

Garantimos que é uma ótima oportunidade de praticar e aprender lógica de programação!

Dicas para ajudar a desenvolver

Se mesmo com tudo o que dissemos até aqui, a lógica de programação parece uma enorme pedra no caminho para você se tornar desenvolvedor, saiba que não está só! Muitas pessoas dizem que não importa o que façam ou como façam, a linguagem de programação demora para entrar na cabeça! Mas tem como desenvolver essa habilidade de maneira prática e, quem sabe, até divertida.

Separamos essas dicas para você:

Chame o seu cérebro para um desafio!

Force seu cérebro com desafios e quebra-cabeças diariamente, dessa forma ele será estimulado e passará a aceitar mais facilmente as informações. Exercitar o cérebro fará com que ele fique cada vez melhor, principalmente se tratando de lógica. 

Organize os desafios e os quebra-cabeças por dificuldade

Evite começar logo de cara resolvendo questões e problemas complexos. Isso pode assustar e acabar desanimando. Comece por coisas fáceis e suba aos poucos para os mais difíceis, conforme você for aprendendo vai descobrir algumas técnicas e isso deixará tudo mais fácil.

Essa dica também serve para a sua carreira de desenvolvedor!

Interpreto códigos de outros programadores

Tenha certeza que você não é a primeira pessoa a passar por isso! Outros profissionais passaram pelos mesmos problemas, mas com a experiência descobriram formas de superar esses obstáculos. Analisar como outros desenvolvedores constroem os códigos pode oferecer algumas ideias úteis para você!

Não pule exercícios

Se você se propor a fazer cinco exercícios, tente fazer todos os cinco. Não deixe para depois, pois você pode acabar se esquecendo ou desistindo de fazer, e talvez aqueles exercícios sejam justamente o que você precisa para dar um passo a mais e você nem sabe disso!

Transforme um problema grande e complexo em diversas partes menores

Em algum momento pode ser que você dê de cara com um desafio que parecerá impossível de ser resolvido, mas não entre em pânico. Tente dividi-lo em várias pequenas partes e resolva cada uma delas separadamente.

Colocar a mão na massa é importante, não se esqueça!

Se você estiver realizando um curso ou uma formação em programação, procure colocar a mão na massa ao ter uma aula ou tutoria. Somente ver outras pessoas programando não fará com que você aprenda ou entenda a fundo o que está acontecendo.

Nunca veja a resposta, descubra!

Ás vezes um desafio é tão complexo que bate uma vontade enorme de procurar como resolvê-lo. A resposta pode trazer algumas ideias, mas ver ela não te fará exercitar a lógica. Tente insistir o máximo possível antes de optar por ter a resposta em mãos.

Não pule a teoria

Nós sabemos que a prática é bem mais divertida! Mas é a teoria que solidifica a base necessária para que a prática seja possível. Portanto, se sentir que você não tem fundamento suficiente para resolver uma questão, volte uma casa! Retorne para a teoria e busque aprender primeiramente ela.

Seja consistente

Tenha uma rotina consistente de aprendizado e resolução de problemas, pois somente dessa maneira você irá conseguir desenvolver a lógica de programação. A prática constante leva à experiência e também à perfeição!

Faça projetos

Junte tudo que você está aprendendo e se arrisque em projetos fictícios. Somente arriscando-se em fazer algo você vai se deparar com questões que nunca teria imaginado.

Onde treinar a lógica de programação?

Você precisará de um editor de texto para escrever os seus códigos com os recursos corretos e necessários para isso. 

Na internet existem algumas opções, mas os dois dos mais populares entre desenvolvedores são: Notepad++ e o Visual Studio Code. Ambos você precisará baixar e instalar em seu computador.

Cursos

Se você procurou sobre lógica de programação, nos encontrou e chegou até aqui, com toda certeza você possui interesse na área de Tecnologia da Informação, mais especificamente, em programação e desenvolvimento de sistemas. Talvez esteja até pensando: “É tão difícil assim? Não há um jeito fácil e rápido de aprender?”.

Alguns possuem bastante facilidade, outros tem um pouco mais de dificuldade no inicio, mas a pratica, estudo e determinação ajuda a superar tudo! E pra isso existem alguns cursos voltados somente para lógica de programação, ideal para quem está iniciando na carreira de programador e quer entender um pouco mais dessa lógica antes de mergulhar na programação propriamente dita.

Aqui na Hora de Codar tem diversas aulas para você conferir!

Bastante coisa, não é?

Depois de tanta informação, respire fundo, se prepare e comece a desenvolver sua lógica de programação! Com um pouco de paciência, insistência e determinação, você verá que não será tão difícil aprender a programar, como muitos pensam. Além disso, você poderá perceber os benefícios dessa habilidade em outros âmbitos de sua vida, e não só na programação, pois, exercitar o cérebro é sempre bom!

Agora é só se jogar de cabeça no mundo de programação e descobrir os outros elementos importantes para programar, depois de dominar a lógica, é claro! Boa sorte e ótimos estudos!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments