E aí devs, beleza? Bora falar um pouco hoje sobre banco de dados na programação? Uma área em constante crescimento e que merece atenção para quem deseja ficar por dentro das tendências no mundo da tecnologia.
O que é banco de dados?
Apenas para conceituar de forma breve, banco de dados é a reunião/coleção de informações, organizadas para que sejam facilmente acessadas e atualizadas, quando preciso.
Na programação, o banco de dados é a partir de um local centralizado, de forma que possa ser acessado por vários usuários, sendo que o sistema de gerenciamento de banco de dados é o chamado DBMS, permitindo que os usuários recuperem, atualizem/gerenciem as informações armazenadas nele.
💡Leia também: Como os dados são utilizados no futebol?
Dados são o novo petróleo
Você já ouviu falar que dados são o novo petróleo? Essa foi uma expressão proferida pelo matemático londrino e especialista de dados, Clive Humby.
Isso porque, segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo Toccato, 97% das empresas brasileiras tomam decisões importantes com base na análise de dados, sendo que os entrevistados foram, em sua maioria, diretores, gerentes, coordenadores e analistas.
Percebe-se que, atualmente, eles são essenciais para a condução estratégica de diversas situações, e é por isso que eles são considerados o novo petróleo: quem sabe fazer uma boa coleta de dados e analisá-los corretamente, tem o ouro em suas mãos!
A partir da análise de dados, é possível:
- alcançar melhores performance de resultados;
- abrir novas empresas;
- criar novos produtos e serviços;
- avaliar cenários e setores da empresa, individualmente ou como um todo;
- redução dos riscos de operação;
- e muito mais.
E, para que você tenha uma ideia da quantidade de dados que nos cercam e baseiam as nossas decisões, uma estimativa feita até o ano de 2021 foi de que foram gerados cerca de 59 zettabytes de dados no mundo todo, segundo a empresa de tecnologia Seagate…
Isso equivale a 59 trilhões de gigabytes, sendo que, se cada byte de dados fosse um grão de arroz, isso seria aproximadamente 118 bilhões de caminhões de carga!!!
Muita coisa, não é mesmo? Não é à toa que vivemos no mundo da informação, e essas informações se transformam em dados poderosos que devem ser gerenciados!
Entenda mais sobre o banco de dados na programação
Essa importância conferida aos dados também beneficia os profissionais que desejam se especializar em trabalhar diretamente com eles…
Portanto, a demanda cresce também para o lado de profissionais especializados na área, envolvendo a segurança dos dados, como também as tarefas voltadas à programação, que desenvolvem, aperfeiçoam e testam bancos de dados novos, e também os já existentes.
Se você deseja trabalhar com banco de dados na programação, é necessário saber utilizar o DBMS, que é uma interface entre o banco de dados e seus usuários finais.
A principal linguagem de programação utilizada é o SQL, para a execução de comandos em bancos de dados relacionais, e que permite a criação de tabelas, colunas, índices, permissões a usuários, assim como realiza consultas a dados.
Além disso, a Orange Database é o sistema de gerenciamento de banco de dados mais conhecido e utilizado no mundo, além do SQL Server, MongoDB, e o MySQL, banco de dados relacional da Oracle, que é open source.
Bom, esses são alguns pontos importantes para que você entenda melhor sobre o banco de dados na programação.
Você deseja aprender mais sobre o assunto e já afiar os seus conhecimentos na área com exercícios?
Nós pensamos em você e separamos uma aula especial sobre SQL na prática o fundamento do banco de dados.
Confere aí:
Nós também temos uma categoria no blog sobre banco de dados na programação com conteúdos exclusivos. Confira clicando aqui!
Não esqueça de acessar o nosso Instagram para receber em primeira mão nossos conteúdos de programação!