Imagens: acesse aqui.

Nos últimos anos, devido a pandemia de 2020, a transformação digital acelerou de uma forma jamais vista em todo o mundo. Nesse contexto, o setor de tecnologia vem crescendo bastante no Brasil, especialmente a área de programação

A grande quantidade de vagas de empregos, ótimos salários e a oportunidade de ganhar em dólar, por exemplo, são alguns dos motivos que tornam a profissão de programador como uma forte tendência para o momento atual e também para as próximas gerações. 

Mas, afinal, quais são as perspectivas de trabalho no segmento de programação? 

Para te ajudar a entender esse cenário, a Hora de Codar preparou este conteúdo recheado de informações interessantes sobre o assunto. Vamos conferir? Acompanhe a leitura!

O que é e o que faz um programador?

O programador ou programadora é uma pessoa responsável por escrever códigos de diversos programas, a partir de linguagens de programação (Java, Javascript, Python, Ruby, PHP, etc). É uma profissão que exige conhecimentos técnicos, teóricos e práticos para realizar o desenvolvimento dos projetos. 

Com todas as habilidades obtidas, o programador consegue criar aplicativos, softwares, sites, e-commerces, jogos, entre outros. Ele é responsável por dar vida a diversas ideias no meio digital, através da fusão de uma variedade de códigos diferentes. 

Na área de programação, um profissional pode seguir por pelo menos três caminhos: o front-end, o back-end ou o full stack, estes são os mais indicados para quem está iniciando pois tem planos de estudo mais simples de serem seguidos… 

O programador front-end é responsável pela criação da interface de um site, aplicativo ou software, ou seja, tudo aquilo que o usuário vê e acessa. O back-end é quem desenvolve o projeto desde a sua estrutura, o qual armazena diversas informações e gerencia um banco de dados do projeto. Já o desenvolvedor full stack é quem realiza as duas frentes citadas anteriormente.

💡 Leia também → Front-end ou back-end: por onde começar?

As perspectivas de trabalho na área de programação

Segundo a CNN, o setor de tecnologia cresceu 60% durante a pandemia. Os profissionais de TI tornaram-se muito requisitados a partir desse período. Em relação a área de programação, apresenta uma das melhores perspectivas de emprego para os próximos anos.

O motivo? Há muitas vagas para programadores e poucos profissionais qualificados para preencher as oportunidades. Através disso, muitas pessoas buscam estudar para entrar nesse setor superaquecido. 

Uma projeção realizada pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), afirma que o mercado de tecnologia irá gerar 797 mil novas vagas até 2025. Entretanto, a estimativa é que terá um déficit de 530 mil profissionais.

Para as empresas, esses dados são preocupantes. Porém, por outro lado, é uma grande oportunidade para você. Afinal, um caminho com menos concorrência se torna mais fácil de chegar até o seu objetivo. 

Portanto, com o aumento da demanda de talentos na área de programação, você pode atuar tanto no mercado nacional quanto internacional, com salários a partir de R$3 mil e que chegam até R$14 mil ou mais.

Nesse sentido, é importante buscar maneiras para se qualificar na área, como fazer parte da Comunidade Hora de Codar, por exemplo. É um espaço dedicado a todas as pessoas que querem se tornar um programador, aprendendo através de um plano de estudos que fornece exercícios práticos e projetos reais. 

É uma comunidade que promove a sua transformação e prepara para a área de programação, com apoio de um mentor experiente e de diversos outros profissionais que participam do grupo exclusivo de alunos. 

E, então, viu só como o mercado de tecnologia e, especialmente, de programação é promissor? É uma tendência de agora e do futuro. Se você busca se profissionalizar como um programador, saiba que só tende a ganhar benefícios, tanto de qualidade de vida, financeiros e, é claro, profissionais. Aproveite e embarque no mundo da programação com a gente!
Gostou do conteúdo? Confira mais em nosso blog e siga a Hora de Codar nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x