Com o avanço da tecnologia e as diversas oportunidades no mercado de trabalho, muitas pessoas que vêem oportunidades de carreira se perguntam como estudar programação sozinho.
A boa notícia é que, com a facilidade de ter um computador à disposição e vontade de aprendizado, é possível aprender programação de casa, mesmo que você não tenha nenhuma experiência ou não possa começar uma faculdade na área.
E é por isso que hoje a Equipe da Comunidade Hora de Codar separou dicas sobre como estudar programação sozinho!
Vamos conferir?
Tenha um Planejamento para aprender programação do zero
Para aprender programação sozinho, é necessário, antes de tudo, ter organização e disciplina.
Afinal de contas, ao estudar sem uma metodologia de ensino da faculdade ou atuando diretamente no mercado de trabalho, você deverá ser a sua própria motivação, e realizar suas próprias cobranças para ter resultados.
Mas, como desenvolver essa disciplina sem ter um parâmetro do seu avanço dos estudos na programação?
O primeiro passo é desenvolver um planejamento de estudos possível de ser executado, dentro da sua realidade, rotina e nível de entendimento que possui na área.
Aqui no nosso blog nós já demos diversas dicas sobre como aprender a programar do zero, que podem auxiliar como montar um planejamento eficiente para os seus estudos.
Porém, uma dica de planejamento sobre como estudar programação sozinho é organizar as matérias que você precisa aprender dentro do tempo que você tem disponível, incluindo também espaço para colocar em prática o aprendizado.
Ao fazer o seu planejamento, defina por onde vai começar, separe os materias que vai utilizar e o tempo de estudo para aprender e colocar em prática os aprendizados, estabelecendo metas e prazos.
Isso permitirá que você visualize, a longo prazo, os avanços que teve nos estudos, bem como os pontos que precisa melhorar.
Escolha um método de estudo para estudar programação de casa
O benefício de ter muitos recursos de aprendizado disponíveis por meio da internet pode também se tornar um prejuízo.
Isso porque, se você for um programador iniciante, o excesso de informações pode fazer com que você não saiba por onde deve começar, por não entender o melhor caminho que deve seguir.
Isso gera dois problemas: você perde tempo com assuntos não necessários, e demora mais nos assuntos que mais importam.
Assim, se você quer aprender como estudar programação sozinho, comece escolhendo um único método de aprendizado e siga-o, sem se distrair com o excesso de informação, ou até pensar que conseguirá atalhos mais ‘’fáceis’’ de aprendizado.
Na Comunidade Hora de Codar, por exemplo, nós desenvolvemos uma metodologia de ensino completa que leva todo programador iniciante aprender do ponto A ao Z, desde a teoria até a prática dos aprendizados, com exercícios e projetos para fixação, além de suporte exclusivo para alunos.
Através dele, nós ajudamos centenas de programadores que também decidiram aprender programação em casa e se tornar um programador completo, com treinamentos que realmente levam o iniciante a níveis avançados.
Crie Projetos
Após criar o seu planejamento, definir o método e a área que você deseja atuar, o próximo passo sobre como estudar programação sozinho é criar o seu primeiro projeto.
Isso fará com que você tire os conhecimentos da teoria e coloque-os em prática, assimilando o conteúdo aprendido com o que realmente acontece na prática da programação.
Além de que será uma motivação a mais para que você veja a evolução do seu aprendizado, uma vez que criar soluções de programação do zero pode fazer você se interessar ainda mais pela área, e desejar criar soluções ainda mais complexas.
Portanto, baseado na área de programação que você escolheu, defina projetos fáceis de serem executados e comece, evoluindo o grau de dificuldade à medida do possível.
Projeto pode ser um termo que assusta, mas para iniciantes os projetos seria algo menor, como por exemplo: uma aplicação de algo que você acabou de aprender, só que utilizando uma lógica diferente, que pode ser estrutura condicional, de repetição ou funções.
São exemplos de assuntos simples, mas você vai obter êxito ao criar estes projetos e depois pode unir os recursos e transformar em trabalhos maiores, que é o que um programador faz.
Lembrando que, como mencionado no tópico anterior, em nossos treinamentos nós também disponibilizamos exercícios e projetos de acordo com cada ensinamento passado, para que você realmente tenha um ensino com começo, meio e fim, completando todas as etapas de aprendizado.
O que você achou sobre essas dicas de como estudar programação sozinho? Você já coloca em prática alguma delas? Conta para a gente aqui nos comentários!
Se você deseja se juntar a centenas de alunos que estudam programação, te convido a conhecer a Comunidade Hora de Codar: são centenas de aulas, exercícios e projetos esperando você!