Você provavelmente já ouviu o termo API (Application Programming Interface) por aí, certo? É uma palavra bem comum no dia a dia de um profissional de tecnologia, por exemplo. 

As APIs não são totalmente “visíveis” pelas pessoas, mas estão presentes em diversos sites, redes sociais, softwares e sistemas. 

Mas, afinal, para que serve uma API? É sobre isso que iremos descobrir neste conteúdo. Acompanhe a leitura!

O que é API?

API (Application Programming Interface ou, traduzido para português, Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de padrões de programação que permite a integração de aplicativos e softwares

É muito utilizado por programadores para fazer com que um app e um site se “entendam” e realizem uma ação juntos.

Imagine, por exemplo, que você queira marcar uma reunião com um advogado. Você acessa o site, clica na aba “Agendar uma reunião”, na página existe um calendário para escolher a data e o horário. Ao selecionar essas infos e clicar em “Enviar”, você recebe em seu e-mail um invite do Google Meet, de forma automática, com todos os dados do agendamento. 

Isso só é possível graças a uma API do aplicativo de agendamento de reunião adicionado ao site. 

O que é uma API REST? Entenda tudo sobre API, HTTP e RESTful:

Para que serve um API (Application Programming Interface)?

Uma Application Programming Interface, a API, serve para conectar dois sistemas diferentes, sejam eles aplicativos ou softwares. É uma forma de simplificar o trabalho dos programadores, sem precisar criar novos códigos para atribuir as funções desejadas. 

Além disso, as APIs facilitam a vida dos usuários, pois não precisam inserir códigos manualmente ou até mesmo utilizar diversos programas para realizar uma ação. Nesse sentido, oferecem mais agilidade, eficácia e automação aos sistemas de uma empresa.

API serve para conectar dois sistemas diferentes, sejam eles aplicativos ou softwares.

Quais as vantagens de uma API?

Agora que já deu para entender o que é e para que serve uma API, é importante conhecer suas principais vantagens. Dentre os benefícios da conexão de dois softwares, são:

Redução do volume de dados

Cada API é criada de acordo com uma função, assim, os sistemas recebem apenas as informações essenciais para realizar a ação desejada. Dessa forma, não há alto volume e sobrecarga de dados. 

Mais segurança

Cada API (Application Programming Interface) conta com rigorosos sistemas de segurança, dificultando a transferência de dados não-permitidos. Para isso, são utilizados uma gama de tokens, senhas e autenticação em dois fatores, os quais garantem proteção contra eventuais ataques.

Como cada uma tem menos responsabilidades que um software monolito, que é quando tudo se encontra em um local só, fica mais fácil focar nas validações de segurança para uma regra de negócios específica.

Economia de custos

Além da redução do volume de dados, as APIs também auxiliam a economizar custos. As empresas conseguem reduzir o esforço da equipe de desenvolvimento na criação de novos aplicativos, sem ter a necessidade de criar um código do zero, por exemplo. Basta adicionar uma API terceirizada para isso. 

E se o sistema for dividido em várias, algumas podem ter até custo nulo, por estarem no limite de requisições da hospedagem.

Exemplos de APIs

Diariamente, entramos em contato com uma variedade de APIs, porém são imperceptíveis no dia a dia. Para você entender melhor, confira abaixo alguns exemplos de Application Programming Interface

Sistemas de pagamentos

As APIs de pagamento fazem a integração do sistema de um usuário com a instituição financeira em questão. Isso significa que a API irá possibilitar a emissão de boletos bancários, realização de um pagamento ou transferência, compartilhamento de uma chave PIX, entre outros. 

Alguns exemplos de sistemas de pagamentos que oferecem APIs são: PagSeguro, Mercado Pago, Paypal, Cielo, Iugu, etc. 

Redes sociais

A maioria das redes sociais fornecem APIs, principalmente para facilitar a experiência dos usuários em outras plataformas. Um exemplo mais comum é fazer o cadastro em uma loja virtual e se deparar com a possibilidade de login no Facebook ou Google. Isso possibilita que você integre os seus dados da rede social com a loja virtual, sem precisar fazer um novo cadastro. 

Mapas

Muitas empresas utilizam a API do Google Maps para mostrar suas localizações, principalmente em sites. Dessa forma, conseguem fornecer todas as informações úteis do local que estão, de forma simples e eficaz.

E, então, conseguiu entender para que serve uma Application Programming Interface (API)? 

Como vimos, as APIs fazem parte de praticamente todos os sites, aplicativos e plataformas do meio digital. É uma inovação tecnológica que realiza a integração de dois sistemas para efetuar uma ação. 

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para conferir mais em nosso blog. Caso queira se aprofundar no assunto de programação, conheça e participe da Comunidade Hora de Codar. Até a próxima!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários