Cada vez mais o mercado exige que as empresas e os profissionais tomem decisões estratégicas. É dessa forma que conseguem se tornar competitivos no mercado, além de garantir os resultados estimados. Não há mais espaço para o “achismo”. Nesse sentido, o Business Intelligence (BI) aparece como um forte aliado para diversos negócios.
Com o BI, você consegue interpretar os dados e direcionar ações mais assertivas, ou seja, usá-los a seu favor para acelerar e otimizar processos. Tudo de forma analítica e prática.
Se você é desenvolvedor ou pretende entrar nessa profissão, saiba que entender o que é Business Intelligence (BI) e analisar os dados, de forma inteligente, é uma maneira de se destacar da concorrência.
Ficou curioso? Neste conteúdo, a Hora de Codar explica todos os detalhes sobre o que é BI e como funciona para melhorar as decisões no ambiente de trabalho. Vamos lá?
O que é Business Intelligence (BI)?
O Business Intelligence, ou simplesmente BI (Inteligência de Negócios, traduzido para o português), é um processo que coleta, armazena e analisa dados para facilitar a tomada de decisões estratégicas.
O BI não fornece respostas para perguntas específicas, por exemplo. Na verdade, a ideia é transformar os dados obtidos em ações para aplicar mudanças significativas em um único projeto ou em uma gestão empresarial.
Para você ter uma ideia, o Business Intelligence serve para auxiliar em pesquisas de mercado e público-alvo, estudar a comunicação, aprimorar a equipe operacional e até mesmo melhorar o desenvolvimentos de diversos produtos digitais.
É importante lembrar que esse processo não é uma tecnologia ou ferramenta, mas, sim, um conceito que utiliza de métodos e sistemas tecnológicos para realizar a transformação dos dados brutos em informações úteis.
Como funciona o Business Intelligence (BI)?
O BI soa como algo complicado para você? Se sim, pode ficar tranquilo. O processo em si não é nada complexo e é mais simples do que parece. Além disso, as plataformas de BI são fáceis de navegar e de entender todos os gráficos apresentados.
Sendo assim, para transformar todos os dados brutos em insights aplicáveis para uma operação, é necessário seguir 4 etapas.
Vamos entender cada uma delas. Confira:
1. Coleta de dados
O primeiro passo é extrair os dados de diversas fontes da sua empresa. Pode ser através do time de vendas, de atendimento, de softwares de CRM e ERP ou até mesmo do Google Data Studio, por exemplo.
Aqui, você terá uma base gigantesca de dados. É importante definir quais objetivos deseja alcançar, além de analisar quais dados são úteis ou não.
2. Análise de dados
Após feita a coleta, é hora de organizar os dados e definir todas as métricas necessárias para sua análise. Nesse caso, os gráficos e dashboards irão te ajudar na visualização e compreensão.
Além disso, você terá acesso a relatórios com dados descritos para fazer comparações e identificar inconsistências.
3. Compartilhamento de dados
Agora, todos os dados devem ser convertidos em informações concretas para que a empresa tome decisões estratégicas e assertivas.
Por exemplo, imagine que você precisa entender como melhorar a usabilidade de um e-commerce para aumentar as conversões. É possível ter acesso aos dados de jornada de compra de um usuário para verificar quais são os caminhos que ele percorre.
Se há muitos abandonos de carrinho, você deverá tomar ações para simplificar essa etapa. Se identificou que há uma alta taxa de rejeição, pode ser que o site esteja lento.
4. Mensuração
Todos os dados e insights obtidos devem passar por um monitoramento e mensuração constantes. Isso significa que o BI não se resume apenas a coleta, análise e compartilhamento de dados. É preciso revisar e obter novas fontes para conseguir traçar tomadas de decisões mais rápidas e efetivas.
Assim, você ganha mais velocidade na melhoria de processos, serviços, produtos e equipes.
Ferramentas de Business Intelligence
Ok, mas e quais são as ferramentas de BI? Separamos três ferramentas para você conhecer e utilizar em suas decisões. Veja abaixo.
Google Data Studio
É uma das melhores ferramentas de Business Intelligence. Gratuito, o Google Data Studio coleta todos os dados do Google Ads, do Trends, do Google Sheets e do Search Console.
Microsoft Power BI
É uma das plataformas de BI mais famosas. O Microsoft Power BI permite a criação de diversos relatórios, gráficos e painéis.
Adobe Analytics
O Adobe Analytics também é uma excelente ferramenta de Business Intelligence e tem a função de transformar diversos dados em insights para utilizar no dia a dia da empresa, por meio de uma visão ampla da jornada do cliente.
Como vimos até aqui, o Business Intelligence é um processo importante para tomar decisões mais assertivas no ambiente de trabalho. Para um programador, por exemplo, os dados são fundamentais para otimizar projetos digitais e, ainda assim, garantir novos skills no currículo.
Se você gostou deste conteúdo e deseja conferir mais, aproveite para ler sobre a carreira de programador e como se destacar mais. Ao unir as estratégias de BI com essas dicas, você se tornará um profissional de alto nível.
E caso queira dar um passo a mais, conheça a Comunidade Hora de Codar e aprimore todas suas habilidades de programação com a gente. Até a próxima!