Os videogames representam uma grande parcela do mercado tecnológico e também cultural, marcando gerações, transformando sonhos em realidade e movimentando a economia. E, para quem deseja começar a criar jogos, saber quais são as linguagens de programação para jogos mais usadas é super importante!
E o interesse na área é cada vez maior: dados da Pesquisa Game Brasil mostram que 73,4% dos brasileiros são jogadores assíduos de videogame e esse alto número causa impacto direto nas áreas relacionadas: entre 2014 a 2018, o número de desenvolvedoras de games passou de 142 para 375, ou seja, teve um aumento de 164%.
Sendo assim, os jogos são uma porta para os sonhos e a chance de viver uma nova realidade não só para quem joga, mas também para quem os programa. E o nosso assunto de hoje é justamente esse: linguagens de programação para jogos. Acompanhe nossa leitura para entender melhor.
O que são linguagens de programação?
Por trás de todas as máquinas e dispositivos tecnológicos, existe uma linguagem codificada que permite ações serem realizadas. Algo que precisou ser programado para funcionar, ou seja: uma linguagem de programação.
Em outras palavras, esses tipos de “instruções” dá aos programadores o poder de designar ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos que são responsáveis pelo comportamento físico e lógico de uma máquina.
Mas se engana quem pensa que programar é só definir códigos e que todos eles são iguais. Existem mais de 1300 linguagens de programação conhecidas e cada uma delas apresenta um desempenho diferente, dependendo do objetivo. A seguir, você vai conhecer as principais linguagens de programação para jogos eletrônicos.
Linguagens de programação para jogos e games mais usadas
Confira, abaixo, uma lista com as linguagens de programação para jogos e games que mais são usadas no mercado!
JavaScript
Se você já entende sobre programação, sem dúvidas já ouviu falar sobre o JavaScript, que é uma das linguagens de programação para jogos mais populares do mundo, já que trabalha com HTML5 e vários repositórios e bibliotecas que permitem o desenvolvimento de jogos com gráficos potentes.
Java
Se você já entende sobre programação, sem dúvidas já ouviu falar sobre o Java, que… Opa, bugou?
Quem ainda não está imerso no universo dos desenvolvedores pode até ter lido o nome e pensar que repetimos o tópico. Mas, não. Java é um conceito totalmente diferente e com uso amplo, onde se destaca por ser de fácil acesso e é muito popular por ter sido a linguagem de programação utilizada para o jogo Minecraft.
C++
Essa é a linguagem preferida dos “urbanistas virtuais”: a grande maioria das paisagens, cenários e ambientes dos jogos são produzidos através da escrita em C++.
Python
Apesar de não ser a linguagem mais utilizada na versão final dos jogos, a que é lançada ao público, a Python possui um papel muito importante no desenvolvimento dos protótipos, sendo responsável por dar vida aos objetos 2D e 3D. Afinal, nenhum jogo funciona plenamente sem antes passar por várias fases de teste.
Qual a linguagem de programação do seu jogo preferido?
Cada jogo usa uma linguagem de programação diferente. Por isso, abaixo separamos quais foram usadas nos principais deles!
Minecraft
Minecraft foi lançado pela Mojang em 2009 e é um dos jogos mais populares do mundo, atraindo uma ampla gama de público, desde crianças até adultos. Foi programado em Java por seu criador, Markus Persson, também conhecido como “Notch”. A escolha do Java permitiu a portabilidade entre várias plataformas.
Fortnite
Fortnite, lançado pela Epic Games em 2017, atrai um público predominantemente jovem, embora também seja jogado por adultos. Foi desenvolvido utilizando a Unreal Engine 4, uma engine de código aberto escrita em C++. O jogo se tornou famoso por seu modo Battle Royale, onde 100 jogadores competem para ser o último sobrevivente.
League of Legends (LoL)
Lançado em 2009 pela Riot Games, League of Legends é um jogo de arena de batalha online (MOBA) que se tornou um dos pilares dos esports. Foi escrito em uma combinação de C++ para o núcleo do jogo e Lua para os scripts de jogo. Seu público é vasto, variando de jogadores casual a profissionais.
Call of Duty
Call of Duty é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa que foi lançada pela primeira vez em 2003. Desenvolvido principalmente pela Infinity Ward e Treyarch, o jogo tem um público focado em adultos devido à sua temática de guerra.
Foi programado usando vários motores ao longo dos anos, mas o mais recente, usado no Call of Duty: Modern Warfare, foi desenvolvido usando uma versão modificada da IW engine, baseada em C++.
Grand Theft Auto (GTA)
A série Grand Theft Auto, lançada pela Rockstar Games, é famosa por sua ação e temática adulta. O jogo é escrito em uma variedade de linguagens, incluindo C++ para a lógica do jogo, com scripts em Lua. É voltado para um público adulto devido à sua natureza violenta e conteúdo adulto.
The Legend of Zelda
The Legend of Zelda é uma das séries mais icônicas da Nintendo, lançada pela primeira vez em 1986. Escrita em Assembly 6502 para o original no NES, as versões mais recentes são escritas em C/C++. O jogo tem um público amplo, desde crianças a adultos, devido à sua jogabilidade acessível e história envolvente.
Super Mario Bros.
Super Mario Bros., lançado pela Nintendo em 1985, é um dos jogos mais conhecidos do mundo. Escrito originalmente em Assembly 6502, as versões modernas são desenvolvidas em C/C++.
Overwatch
Overwatch, lançado pela Blizzard Entertainment em 2016, é um popular jogo de tiro em primeira pessoa. Escrito em C++, ele oferece uma jogabilidade competitiva que atrai um público que varia desde jogadores casuais até profissionais de esports.
Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)
CS:GO, lançado pela Valve Corporation em 2012, é a última entrada na longa série Counter-Strike. Desenvolvido usando a Source Engine, escrita em C++, o CS:GO tem um grande público competitivo, além de jogadores casuais.
World of Warcraft (WoW)
World of Warcraft, lançado pela Blizzard Entertainment em 2004, é um dos mais populares jogos de MMORPG. Desenvolvido em C++, WoW tem um público variado, desde jogadores casuais até hardcore, devido à sua vasta gama de conteúdos.
Pokémon
Pokémon, lançado pela Nintendo, Game Freak e Creatures em 1996, é uma série de jogos de RPG baseados em monstros. A linguagem de programação utilizada varia de acordo com a plataforma, sendo Assembly usado nos títulos originais para Game Boy e C/C++ nos jogos mais recentes para o Nintendo Switch. O público de Pokémon é diverso, variando de crianças a adultos.
Apex Legends
Apex Legends é um jogo de tiro Battle Royale lançado pela Respawn Entertainment em 2019. Desenvolvido na Source Engine modificada, escrita em C++, o jogo é destinado a um público que aprecia ação de alta intensidade e jogabilidade competitiva.
FIFA
A série FIFA, lançada pela EA Sports, é uma das mais famosas franquias de jogos de futebol. Desenvolvido usando a Frostbite Engine, escrita em C++, a série FIFA é jogada por uma ampla gama de públicos, desde jogadores casuais até profissionais de esports.
Assassin’s Creed
Assassin’s Creed, lançado pela Ubisoft em 2007, é uma série de jogos de ação-aventura. Desenvolvido usando a Anvil Engine, escrita em C++, o jogo é direcionado para um público que aprecia histórias ricas e jogabilidade de mundo aberto.
Battlefield
Battlefield é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa lançada pela DICE em 2002. Desenvolvido usando a Frostbite Engine, escrita em C++, o Battlefield é jogado por um público que aprecia jogos de tiro realistas e modos de jogo baseados em equipe.
- Guias:
- 💡Linguagens da programação mais bem pagas
- 🌕 Aprender linguagens da programação ao mesmo tempo
- 💛 Linguagens da programação mais usadas
Como criar um jogo?
Está pensando em criar um jogo? Bem, além de saber quais são as melhores linguagens de programação para gamers, é importante que você fique por dentro de algumas dicas.
Explore um conceito único e original
Comece a criar seu jogo explorando um conceito único e original. Diferencie-se no mercado de jogos lotado e competitivo. Fazer isso envolve pensar fora da caixa e trazer algo novo para a mesa.
Analise outros jogos e veja o que eles fazem bem e onde faltam inovação. Talvez haja um tipo de jogo que você sempre quis jogar, mas ninguém o criou ainda. Use isso como inspiração e pense em maneiras de colocar sua própria reviravolta única.
Crie personagens cativantes e memoráveis
Personagens bem desenvolvidos são a alma de qualquer grande jogo. Eles não só dirigem a narrativa, mas também permitem que os jogadores se identifiquem e se envolvam.
Ao criar personagens, lembre-se de dar a eles personalidades fortes e distintas, histórias de fundo interessantes e motivações críveis. Considere também como eles se encaixam na estética geral do jogo e no enredo que você está tentando contar.
Desenvolva um enredo envolvente e cheio de reviravoltas
A história é um componente crucial em muitos jogos. Ao criar a narrativa do seu jogo, pense em como você pode envolver o jogador e mantê-lo engajado do começo ao fim. A história deve ser cheia de reviravoltas surpreendentes que mantêm os jogadores na ponta de seus assentos.
Pergunte-se: Qual é o objetivo final do jogador? Quais desafios eles enfrentarão ao longo do caminho? Como a história se desenvolve e muda com base em suas ações? Ao responder a essas perguntas, criará um enredo cativante que mantém os jogadores voltando para mais.
Integre mecânicas de jogo inovadoras e desafiadoras
A mecânica do jogo é o coração de como seu jogo é jogado. Estes são os sistemas e regras que governam o jogo. As mecânicas do jogo devem ser inovadoras, desafiadoras e, acima de tudo, divertidas.
Tente evitar a repetição e certifique-se de que há sempre algo novo e emocionante para o jogador fazer. Os desafios devem ser equilibrados, não muito fáceis que se tornem chatos, nem tão difíceis que os jogadores desistam. Lembre-se, o objetivo é proporcionar uma experiência agradável e recompensadora para o jogador. Vá aumentando o nível conforme as fases.
Invista em arte e design visual impressionantes
O design visual e a arte do seu jogo são a primeira coisa que os jogadores verão, por isso é importante causar uma boa primeira impressão. Um bom design visual pode realmente fazer seu jogo se destacar. Ao criar o visual do seu jogo, pense em como você pode combinar a arte e o design para criar um mundo imersivo e atraente.
Estamos falando da escolha de uma paleta de cores atraente, a criação de designs de personagens únicos ou a construção de ambientes ricos e detalhados que os jogadores querem explorar.
Adicione trilha sonora e efeitos sonoros imersivos
O som é uma parte vital da criação de uma experiência de jogo imersiva. Uma trilha sonora bem escolhida aumenta a atmosfera, melhora a imersão e até mesmo ajuda a contar a história. Da mesma forma, efeitos sonoros bem projetados podem trazer o mundo do seu jogo à vida e tornar a jogabilidade mais satisfatória.
Ao criar som para o seu jogo, pense sobre como ele pode aprimorar cada aspecto da experiência do jogador, do rugido de uma fera à calma de uma floresta tranquila.
Priorize a jogabilidade divertida e equilibrada.
Acima de tudo, a jogabilidade do seu jogo deve ser divertida. Isso não significa que deve ser fácil – desafios são uma parte importante de qualquer jogo. Mas os jogadores devem se sentir recompensados por seu tempo e esforço.
A jogabilidade deve ser equilibrada, o que significa que todos os elementos do jogo – como habilidades de personagens, inimigos, níveis, etc. – devem funcionar juntos de forma harmoniosa.
Nenhum aspecto do jogo deve ser tão poderoso que torne os outros irrelevantes, e os jogadores devem ter a oportunidade de explorar diferentes estratégias e estilos de jogo.
Quais jogos usam Python?
Python é uma linguagem de programação comumente usada em empresas que atuam com desenvolvimento de jogos. Embora não seja a escolha mais popular para jogos AAA devido a algumas limitações de desempenho, Python tem sido eficazmente usado em uma variedade de jogos independentes e educacionais.
Um dos jogos mais notáveis desenvolvidos usando Python é “Battlefield 2”, lançado em 2005. A DICE, desenvolvedora do jogo, usou Python para vários aspectos do jogo, como lógica de servidor e scripts de jogo, enquanto a renderização do jogo foi realizada usando uma engine mais performática.
Outro jogo que usou Python é “Eve Online”, um MMORPG espacial lançado pela CCP Games em 2003. O jogo utiliza a Stackless Python, uma versão de Python que fornece suporte para programação concorrente. Possibilitou, assim, aos desenvolvedores do jogo manipular grandes volumes de dados de jogadores simultaneamente.
“Civilization IV”, um popular jogo de estratégia lançado em 2005, também emprega Python. A Firaxis Games usou Python junto com C++ para permitir maior flexibilidade no design do jogo. Python foi usado principalmente para lógica de jogo, como scripts AI e eventos de jogo, facilitando a modificação do jogo pelos jogadores.
O uso de Python em jogos tem suas vantagens, incluindo simplicidade de código, facilidade de aprendizado e uma vasta comunidade de apoio. Contudo, a maioria dos desenvolvedores de jogos ainda prefere linguagens mais tradicionais como C
Qual linguagem de programação a Steam usa?
A Steam é uma plataforma de distribuição digital, multiplayer e comunicação desenvolvida pela Valve Corporation. Lançada em 2003, é usada para a distribuição de jogos e softwares, com recursos que incluem instalação automática e atualizações de jogos, comunidade de jogadores, chat por voz, entre outros.
A linguagem de programação principal usada para desenvolver a Steam é C++. Esta linguagem é notável para o desenvolvimento de aplicativos de grande escala que exigem alto desempenho e controle preciso sobre os recursos do sistema, tornando-a uma escolha adequada para a Steam. O Steam também faz uso de tecnologias web, provavelmente HTML, CSS e JavaScript, para renderizar partes da interface do usuário.
O desenvolvimento da Steam foi um projeto complexo e ambicioso, envolvendo muitos engenheiros e desenvolvedores ao longo dos anos. Foi inicialmente concebida como uma maneira de distribuir atualizações automaticamente para os jogos da Valve, mas rapidamente evoluiu para uma plataforma de distribuição de jogos completa.
No início, muitos jogadores e desenvolvedores estavam céticos em relação ao conceito, mas a Steam provou ser um sucesso retumbante e é agora a plataforma líder para distribuição de jogos para PC.
A Valve, a empresa por trás da Steam, é conhecida por sua estrutura organizacional plana e aberta, então é difícil estimar o número exato de pessoas envolvidas no desenvolvimento e manutenção contínuos da Steam. No entanto, pode-se dizer com segurança que é um esforço colaborativo envolvendo muitos talentos dedicados.
Conclusão
Ainda sobre jogos, desafios e fases de teste: é impossível falar sobre tecnologia e linguagens de programação para jogos sem antes falar sobre testes. Nossa área é tão ampla e abrangente que há sempre um novo código, uma nova informação, um novo conteúdo e uma nova oportunidade para descobrir se algo pode funcionar ou não.
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