A profissão de programador é uma das mais procuradas nos últimos tempos, isso porque o mercado está cada vez mais aquecido e também há o fato de que é um segmento que ganhou maior reconhecimento.

Esse reconhecimento é realmente no sentido de as pessoas passarem a conhecer mais sobre ele, ajudando a popularizar essa ciência. 

Apesar de a programação fazer parte de tudo o que é tecnológico (inclusive deste celular ou computador no qual você está lendo tudo isso), muitos ainda não sabem ao certo quais são as atuações do segmento.

Quer saber um pouco mais sobre esse profissional e como é possível trabalhar na área? Acompanhe até o final deste artigo. 

Profissão de programador: hard skills

Bem, quando pensando em seguir uma carreira de profissão de programador ou de qualquer outro ramo, a primeira coisa que devemos considerar são as hard skills.

Já ouviu falar sobre esse termo? Hard skills são as habilidades técnicas que um profissional deve ter.

Por exemplo, um médico deve saber dar diagnósticos e – se fizer parte de sua especialização – realizar cirurgias e tratamentos. Isso é uma Hard Skill

No caso da profissão de programador, essas habilidades são justamente tudo aquilo que você irá aprender na faculdade ou em cursos técnicos.

É sempre mais indicado optar por um curso mais robusto, feito em universidades/faculdades, para, depois, especificar-se ao decorrer de sua carreira através de cursos “avulsos”. 

Então, por mais que você já tenha certo conhecimento em linguagem de programação, considerar uma faculdade é interessante, pois pode abrir portas, como: estágios ou networking. 

A graduação não é requerida na maioria das vagas, mas pode ser a diferença entre dois candidatos que tenham os mesmos conhecimentos, ou seja, o diploma pode ser o seu diferencial.

Não se esqueça das soft skills

Além da parte técnica que você precisa ter para seguir a profissão de programador, também é fundamental trabalhar as soft skills.

Continuando o exemplo do médico, uma soft skill seria saber se comunicar com o paciente para que ele se sinta à vontade durante a consulta. 

Os programadores devem desenvolver suas habilidades de lógica e, também, a compreensão da necessidade de seus clientes.

Por mais que você saiba desenvolver cada linha de código, de nada vai adiantar se você não entender o que o seu cliente precisa. 

Ir além daquilo proposto para trazer um sistema mais robusto e eficaz é uma habilidade que, com toda a certeza, trará um diferencial. 

A ideia é transformar a solução dos problemas da empresa em linhas de código, para que eles possam ser completamente resolvidos.

Como se destacar

Agora, focando ainda mais nessa questão de destaque na profissão de programador no mercado, que tal conhecer alguns pontos que podem te ajudar?

Invista em especialização

O primeiro ponto para você se aprimorar e conseguir o devido destaque é optar por especializações. Depois de concluir a faculdade, não deixe os estudos para trás.

Continue fazendo cursos, treinamento e assim por diante Isso irá lhe garantir uma boa colocação. 

Até porque as tecnologias evoluem muito rápido, estar em constante aprendizado acaba sendo necessário.

Faça um bom networking

Desenvolver boas relações ao decorrer de sua carreira é essencial para conseguir uma boa colocação.

Por isso, desde sempre procure participar de eventos, conhecer empresas, realizar projetos em conjunto com a faculdade e assim por diante.

Profissão De Programador

Mantenha-se informado das novidades

O mundo da programação é muito dinâmico e quem não se atualiza fica para trás.

Por isso você não deve deixar de sempre buscar por novos conhecimentos na área. Quer mais algumas dicas de ouro?

Confira nossos cursos gratuitos no Youtube, com vídeos todos os dias! Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e aprender mais ainda sobre desenvolvimento web!

Veja também nosso catálogo de cursos na Udemy, todos com exercícios e projetos práticos, nas mais diversas tecnologias para a profissão de programador. O link acima contém um cupom de desconto para os cursos!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments