Hoje nós vamos falar sobre as principais linguagens para frontend, uma das áreas de programação responsável pelo desenvolvimento web

Essa é uma das principais áreas da tecnologia para atuação na programação, e que vem sendo muito requisitada. 

Afinal, criar interfaces que permitam a boa navegabilidade do usuário é muito importante para que empresas sejam bem vistas no mundo digital.

Essas interfaces podem ser de sites, aplicativos, produtos digitais… tudo aquilo que se tratar da parte externa, visível e interativa com o usuário.

Em se tratando de sites, por exemplo, um quesito muito importante para trabalhar com frontend é entender sobre SEO (Search Engine Optimization), ou seja, um conjunto de estratégias para melhorar o desempenho e posicionamento dos sites, para que eles apareçam nas primeiras páginas do Google. 

Como mencionamos no artigo recente O que é Frontend e Backend, onde ressaltamos as principais diferenças entre essas duas áreas de desenvolvimento, o frontend é responsável por toda a parte visual e interativa de uma página. 

Como por exemplo:

  • estrutura do site;
  • elementos;
  • usabilidade externa;
  • menus; 
  • páginas de captura;
  • imagens;
  • vídeos. 

Afinal, quais são as principais linguagens para frontend?

Abaixo, separamos para você as 5 principais linguagens para frontend, utilizada por desenvolvedores da área:

HTML 

HTML é a abreviação de Hyper Text Markup Language. Em verdade, ela se trata de uma marcação de texto, porém, muitos preferem considerá-la como uma linguagem.

Através do HTML, é possível estruturar páginas a partir de elementos como título, lista, tabela, formulário, imagens, e muito mais. 

Os formulários que enviam os dados para o backend são estruturados no front, após a coleta de dados e envio, recebemos as informações no servidor.

CSS

Já o CSS é o complemento para o HTML, responsável pela parte de estilização, permitindo implementar layouts, fontes, cores, mudança na posição de elementos (tags), etc.

Não existe página de HTML sem CSS, é como conseguimos implementar os layouts e designs diferentes de cada empresa, por exemplo.

JavaScript

Aliada às duas linguagens para frontend listadas acima, ela é a que permite a interação do usuário com os códigos. 

Assim, através dela é possível implementar as interfaces com recursos interativos, como áudios, vídeos, animações de página, etc.

Geralmente estas funcionalidades partem de eventos, como movimento do mouse ou um clique em algum elemento do HTML.

React

O React.js é uma biblioteca JavaScript, com código criado e mantido pelo Facebook desde 2011, e muito utilizada por empresas como Instagram, Netflix, Airbnb e Walmart.

Uma curiosidade é que ela foi criada no intuito de otimizar a atualização das atividades simultâneas no feed do Facebook, especialmente chat, status e contatos. 

Até então, essas atividades tinham uma descrição muito complexa, sendo desmistificada pelo React, inclusive simplificando a conexão com as outras linguagens componentes da página. 

Pela sua eficiência, seu código foi aberto à comunidade, permitindo a popularização da linguagem.  

Além disso, é com o React que criamos as famosas SPAs (Single Page Application), que é uma abordagem de desenvolvimento que preza pela usabilidade da página.

Git e GitHub

São duas ferramentas que todo programador, seja front ou backend vai utilizar em seus projetos.

O Git é um sistema de controle de versão, permitindo o mantimento do histórico dos arquivos de gerenciamento de código fonte do projeto. 

Já o GitHub é uma plataforma web, onde podemos salvar os nossos projetos através do git.

Através delas, toda a equipe pode trabalhar no mesmo projeto, assim como fazer consultas no código, assim como rastrear alterações feitas anteriormente. 

Como ser um desenvolvedor frontend

Inicialmente, é importante esclarecer que todo o programador, iniciante ou com anos de experiência no mercado de trabalho, necessita de atualização constante das novas tecnologias

Afinal, sabemos que constantemente essa área está em crescimento, e é preciso estar antenado a tudo o que acontece na área. 

Você já iniciou um bom caminho definindo a área de atuação a seguir, sendo que o próximo passo é estudar e realizar os seus primeiros projetos. 

O principal foco dos cursos da Hora de Codar é voltado para desenvolvimento web, onde você terá acesso a cursos de JavaScript e React, que são duas linguagens para frontend. 

Por isso, convido você a juntar-se a milhares de alunos e conhecer mais sobre a Comunidade Hora de Codar, são centenas de cursos, exercícios e projetos esperando você!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários