Python é uma linguagem de programação muito popular e uma de alto nível utilizada em diferentes tipos de aplicações, como para o desenvolvimento web, em Machine Learning, no desenvolvimento de jogos e muito mais. Python muito simples e versátil, devido sua sintaxe moderna e objetiva que foi elaborada para que desenvolvedores escrevam instruções com menos linhas de código. Você quer saber mais sobre essa linguagem? Então vem aprender como programar Python com a Hora de Codar!

Programando linguagem Python

Por que a aprender Python?

Existem vários motivos que fazem com que a linguagem Python seja uma das mais escolhidas pelos desenvolvedores para aplicar em seus projetos. Alguns deles são:

1. É uma linguagem fácil de aprender

A principio pode ser um pouco assustadora, assim como qualquer outra linguagem para quem está iniciando. Tudo dependerá da sua dedicação para estudar essa linguagem a fundo. Mas Python tem a sintaxe simples e o mais objetiva possível. É uma linguagem feita e pensada para ser fácil de aprender.

2. É portátil e multiplataforma

A linguagem Python pode ser instalada em diferentes sistemas operacionais, como Windows Linux e macOS. Além disso, Há também distribuições portáteis que podem ser utilizadas em pen drives.

3. É open source e gratuito

Essa linguagem é de código aberto, isso significa que é possível baixar seu código fonte e realizar alterações. Também não é preciso pagar por sua licença de uso, além de conter diversas bibliotecas e frameworks gratuitos que podem ser utilizados para obter recursos adicionais.

4. Diferentes possibilidades de desenvolvimento

É possível desenvolver diversos tipos de aplicações com a linguagem Python, tanto sistemas comerciais para desktop, quanto softwares mais complexos de Machine Learning e inteligência artificial. As bibliotecas e framewroks disponíveis ampliam ainda mais a possibilidade de desenvolvimento, e que como dissemos anteriormente, são gratuitos!

5. É uma linguagem “curinga”

A linguagem Python é extremamente poderosa e oferece uma ampla possibilidade de desenvolvimento de sistemas. Sendo assim, ter o domínio dela, amplia as oportunidades de trabalho aos desenvolvedores, que podem escolher entre as diferentes possibilidades de desenvolvimento. 

Como programar em Python

Dicas

1. Faça da prática a sua melhor amiga

Em primeiro lugar vem a prática! Apesar da linguagem Python ser simples e objetiva, é preciso praticar e brincar um pouco com as suas possibilidades para conseguir dominá-la. Estudar é fundamental, mas para ser um grande programador não basta ler e assistir tutoriais, é preciso colocar a mão na massa e escrever seus próprios códigos!

Primeiramente, entenda bem os conceitos fundamentais e, a partir disso, faça códigos mais complexos para dominar cada vez mais a linguagem. Comece com o bom e simples Hello World!, que vamos ensinar daqui a pouco, e em seguida parta para as inúmeras variáveis, strings, dados e operadores.

Além disso, outra dica muito importante para iniciantes é prestar atenção na maneira como você escreve, é importante saber que para ter um bom código não basta que ele funcione, saiba padronizar e organizar seus códigos.

2. Escolha um editor de código ou um IDE que se adeque às suas necessidades

Que Python é uma linguagem simples e prática já sabemos, essas características são o que torna o dia a dia do programador muito mais prazeroso. No entanto, para aumentar ainda mais a produtividade, é fundamental escolher bem suas ferramentas de trabalho.

Os IDEs e os editores de código facilitam muito a vida de desenvolvedores Python iniciantes, organizando o código com recursos como destaque e cores, além de reunirem diferentes ferramentas em um único ambiente.

3. Desenvolva projetos significantes para você

Tente trabalhar em projetos interessantes na hora de desenvolver o seu portfólio, mas que sejam interessantes para você, e não apenas mais um projeto para aumentar seu portfólio! Python é uma linguagem extremamente versátil e com ela é possível criar quase qualquer coisa. Portanto, a construção de seu portfólio pode ser uma excelente oportunidade para explorar os seus próprios interesses pessoais e criar projetos dos quais você se orgulha e até mesmo se divirta fazendo. Solte a criatividade!

4. Siga as tendências e acompanhe comunidades

O mundo Python está em constante evolução e novas versões com melhorias e atualizações são lançadas constantemente. Por isso, é necessário sempre se manter atualizado. Além disso, diariamente são adicionadas novas bibliotecas e estruturas Python à lista. Para se manter conectado com a comunidade de desenvolvedores, entre nos principais fóruns e comunidades disponíveis e esteja sempre lendo e acompanhando.

Nossa comunidade no Discord está pronta para te receber, é só clicar aqui!

5. Faça um bom curso on-line

Embora exista muito material para programadores Python iniciantes na internet, eles não substituem a estrutura de um bom curso. Os cursos online são mais intuitivos, voltados para projetos e ajudam a resolver problemas da vida real. Com esse curso da Hora do Codar logo abaixo você entender como programar Python com facilidade do básico ao avançado e ainda fará dois projetos!

Algoritmos e lógica de programação com Python 3 (c/ projeto)

O que você aprenderá:

  • Lógica de programação do básico ao avançado, com teoria e exercícios
  • Resolver algorítimos dos mais simples aos mais complexos
  • Programar em Python do iníco até os recursos mais avançados da linguagem
  • Criar softwares em Python
  • Criar projetos em Python

Códigos iniciantes

Chegou o momento mais divertido! Vamos aprender algumas funções agora?

A função print() é uma das funções mais importantes e usadas na linguagem Python. Ela serve basicamente para exibir mensagens na tela ou enviá-las para outro dispositivo, como o nome diz, ela imprime dentro de arquivos de texto. Veja no exemplo:

print("Hello, World!")

Também é possível fazer operações numéricas:

print(5+5)

# 10

Indo mais a fundo, podemos usar variáveis para realizar uma operação. Pense que você quer calcular o lucro de uma empresa, para isso é necessário ter as vendas e os custos, certo? Dessa forma, teríamos as seguintes variáveis:

vendas = 2000

custo = 500

lucro = vendas - custo

print(lucro)

# 1500

Se quiser formar uma frase completa mostrando o resultado basta digitar a mensagem e separar as informações por uma vírgula. Observe:

vendas = 2000

custo = 500

lucro = vendas - custo

print("O lucro foi de:" , lucro)

Digamos que nessa mesma empresa os funcionários recebem um bônus se as vendas forem igual ou maior que 2000, você sabe como colocar isso no Python? Vamos lá! Perceba que temos uma condição: os funcionários só terão bônus se as vendas forem no mínimo 2000. Sendo assim, usamos a função if. Observe:

vendas = 2000

if vendas > 2000:
    print("Ganhou bônus!")

Mas e se fossem menor que 2000? Nesse caso usamos a função else. Digamos que tenha vendido 1500:

vendas = 1500

 if vendas > 2000:
     print("Ganhou bônus!")
 else:
     print(Não ganhou bônus!")

Anotou tudo?

Deu para perceber que é tudo uma questão de lógica e organização, não é? São coisas que fazemos no dia a dia, como uma conta de matemática básica, porém de uma forma mais explicativa para que o computador entenda perfeitamente.

Claro que há códigos muito mais complexos, mas esses já são uma forma de dar inicio ao seu aprendizado. Ao passo que você vai aprendendo, conseguirá lidar com códigos mais completos. E estudar qualquer linguagem de programação requer tempo e dedicação, esse artigo é para você dar o ponta pé inicial nessa jornada, mas existem diversos cursos e materiais para você estudar até dominar completamente o Python!

Se quiser aprender mais, no nosso canal do YouTube tem uma playlist cheia de dicas sobre Python para você!

Como programar em Python no VSCode

Visual Studio Code, conhecido popularmente como VSCode é um editor de código-fonte leve e está disponível para Windows, macOS e Linux. 

Antes de mais nada, é preciso instalar o Python, para isso você precisará entrar no site e realizar o download e instalação do software, não se esqueça de marcar a opção “Adicione em Path” para que todos os recursos funcione corretamente. Depois você também fará o download do VSCode de acordo com seu sistema operacional através do site do programa e irá concluir a instalação.

Com o Visual Studio Code aberto, pressione Ctrl+Shift+X ou localize o ícone de extensões no menu lateral direito da tela.

Customização

Ao abrir o Visual Studio Code, à primeira vista, temos algumas opções de customização. É importante que você deixe o VSCode do seu jeito, Temas e cores não interferem no código em si, mas auxiliam o programador de maneira indireta, tornando o código mais intuitivo e fácil de ler para quem já esta acostumado com as cores e padrões configurados.

Começando um projeto

Antes de começar algum projeto, é preciso criar uma pasta primeiro para armazená-lo, então faça isso, volte ao VSCode, clique em FIle/Arquivo > Open folder/Abrir pasta < Selecione e confirme o local de armazenamento. Agora é só criar o arquivo e codificar!

Vamos ver alguns códigos para você começar a praticar?

10 projetos para iniciantes

Se você já entendeu um pouco mais sobre a linguagem Python, e conhece alguns comandos, já pode montar alguns pequenos projetos que te ajudarão a praticar e evoluir. Como:

  1. Pedra, papel e tesoura;
  2. Contagem regressiva;
  3. Forca;
  4. Gerador de senhas;
  5. Jogo da velha;
  6. Campo minado;
  7. Programas de previsão do tempo;
  8. Jogo da cobrinha;
  9. Tetris;
  10. Simulador de dado.

Dica bônus!

Por fim, estudar linguagens de programação pode ir além de assistir aulas e tutoriais, a leitura também pode ajudar bastante! Por isso, trouxemos o livro “Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes”.

Este livro foi escrito por Nilo Ney Coutinho Menezes, desenvolvedor de software, especializado em programação paralela, assíncrona e de sistemas distribuídos. Nele você verá de maneira clara e didática, os conceitos fundamentais de programação como algoritmos, variáveis, operadores, estruturas de controle, funções, listas, arquivos e muito mais.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre como programar Python e que tenha te incentivado e mergulhar ainda mais nos estudos sobre essa linguagem. Se quiser saber ainda mais não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog e nossa página de cursos! Lá tem tudo o que você precisa para a sua jornada de desenvolvedor!

Bons estudos!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários