O universo da programação abrange diversos tipos de linguagens, sendo que hoje nós vamos falar um pouco sobre a tendência de linguagem de programação mais usada para 2023. 

 linguagens de programação mais bem pagas linguagens de programação antigas linguagem de programação mais difícil linguagem de programação android qual a linguagem de programação mais usada para criar jogos linguagem de programação mais fácil linguagem de programação para que serve linguagem de programação exemplos

Muitas pessoas, ao decidirem estudar programação, se deparam com uma infinidade de linguagens diferentes, não sabendo por qual delas começar a estudar. 

Uma sugestão é, além de escolher qual a área de atuação você deseja, pensar também nas linguagens de programação mais requisitadas no mercado de trabalho, para que você tenha chances de se encaixar no ramo mais rapidamente.

Vale lembrar que essa é uma pesquisa que deve ser realizada constantemente, uma vez que as estatísticas podem mudar a cada ano, de acordo com as novas tendências de tecnologia e exigências do mercado. 

Com base nisso, a Stack Overflow Survey, uma plataforma desenvolvida para perguntas e respostas de programadores, interessados em tecnologia e desenvolvimento, indica anualmente as preferências dos desenvolvedores do mundo inteiro, auxiliando o público a entender o que está em alta quando o assunto é programação.

Além disso, existem outras pesquisas que também apuram os dados, como a PYPL (PopularitY of Programming Language Index) e Tiobe Index, sendo que as estatísticas alteram em cada uma delas.

Por isso, para o presente artigo foi utilizado um apanhado geral, baseado nas linguagens mais citadas nas pesquisas, porém sem ranking de posições, em razão dessa oscilação entre as pesquisas.

Sendo assim, vamos descobrir quais as tendências e probabilidade de linguagem de programação mais usada para esse ano?

Quais são as linguagens de programação mais utilizadas?

Abaixo, falaremos mais sobre:

  • Quais são as linguagens de programação mais populares?
  • Qual a linguagem dos hackers?
  • Linguagens de programação mais bem pagas
  • Linguagem de programação android
  • Qual é a linguagem mais usada do mundo
  • Linguagens de programação mais difíceis
  • Linguagem de programação mais fácil
  • Linguagens de programação antigas

Vamos continuar a leitura para saber mais?

JavaScript

Por 10 anos consecutivos, JavaScript foi a linguagem de programação mais usada e popular entre os desenvolvedores, segundo pesquisa da Stack Overflow. A maioria dos sites são desenvolvidos por essa linguagem frontend, além de redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube.  

Sendo assim, é uma linguagem fortíssima dentro da área de desenvolvimento web, como pode também ser utilizada no desenvolvimento de aplicativos e jogos. Ela é utilizada em conjunto com HTML e CSS, que também estão no ranking das linguagens de programação mais utilizadas. 

O HTML, na verdade, se trata de uma marcação de texto, como o próprio nome já propõe: Hyper Text Markup Language, porém, muitos preferem referenciá-la como uma linguagem de programação.

Enquanto isso, CSS é o complemento para o HTML, uma vez que o HTML cuida da estruturação da página com textos, e pelo CSS é possível adicionar layouts, assim como fontes e cores.

Se você deseja aprender mais sobre JavaScript, te convido a conhecer a Comunidade Hora de Codar. A maioria dos nossos cursos são voltados para essa linguagem, além de que você pode contar com suporte exclusivo para tirar suas dúvidas.  

Phyton

A linguagem Phyton compete com a JavaScript em termos de primeira linguagem mais usada, uma vez que durante muito tempo ocupou o primeiro lugar na posição. 

Inclusive, na pesquisa realizada pelo PYPL, foi levantado que essa é a linguagem mais procurada no Google em Janeiro de 2023, comparado a um ano atrás. 

Ela é utilizada com bastante frequência em data science (extração de informações através de dados), mas também em desenvolvimento web, desenvolvimento de softwares para aplicativos e scripts. 

Além disso, está presente no desenvolvimento de grandes marcas, como Google, Apple, Microsoft, Spotify e Uber.

Java

A linguagem Java, também presente na pesquisa de linguagem de programação mais usada dos últimos tempos, é orientada a classes e objetos.  A classe serve de modelo para criação dos objetos, sendo que ela funciona independente de plataforma, permitindo aos desenvolvedores criarem sistemas sem depender da plataforma. 

Com ela, é possível desenvolver jogos, trabalhar com big data, inteligência artificial, e muito mais. Muitos utilizam dessa linguagem para começar a aprender programação, por conter muitos recursos disponíveis para iniciantes, como materiais de estudos, livros, ferramentas de desenvolvimento, e muito mais. 

Assim, se você está iniciando na programação, essa também pode ser uma boa linguagem para iniciar seus estudos e primeiros projetos!

C++

É uma extensão da linguagem C, o que explica a adição dos símbolos ‘’++’’, em razão de utilizar comandos e estruturas dessa linguagem, sendo que é muito usada no desenvolvimento de sistemas e jogos, assim como interfaces gráficas.

A diferença principal para a linguagem C é o seu conceito de orientação a objetos, ou seja, a implementação de dados e suas relações, que recebem o nome de objetos. 

Também possui a característica de ser open source, ou seja: possui o código aberto, disponibilizado livremente para os usuários, o que facilita o aprendizado dessa linguagem. 

C#

A linguagem de programação C# (pronuncia-se “C sharp”) foi desenvolvida pela Microsoft nos anos 2000 como parte da plataforma .NET. Ela foi projetada para ser uma linguagem versátil, de fácil utilização e com foco em produtividade.

C# se tornou uma das linguagens de programação mais populares do mundo, amplamente adotada tanto no desenvolvimento de software empresarial quanto no desenvolvimento de aplicativos desktop, jogos, aplicativos móveis e serviços web. Ela é conhecida por sua sintaxe semelhante à linguagem C e sua capacidade de criar aplicativos robustos e eficientes.

A linguagem C# é indicada para desenvolvedores que desejam construir aplicativos para o ecossistema Microsoft, como sistemas Windows, aplicações .NET e aplicativos móveis usando o framework Xamarin. É uma linguagem orientada a objetos, que permite a criação de código estruturado e reutilizável.

Uma das principais curiosidades sobre C# é que ela foi influenciada por várias linguagens, como C++, Java e Delphi. Além disso, a linguagem é usada como base para o desenvolvimento de software no Unity, uma das principais engines de jogos do mercado.

Outra curiosidade é que o nome “C#” foi inspirado no símbolo musical “C sustenido” (C#), pois a linguagem foi considerada uma evolução da linguagem C e porque o sinal de sustenido indica um tom mais alto. Essa analogia representa a visão da Microsoft de que o C# era uma linguagem moderna e mais avançada do que as outras linguagens da época.

PHP

A linguagem de programação PHP foi criada por Rasmus Lerdorf em meados dos anos 1990 como um conjunto de scripts para gerenciar seu site pessoal. Com o tempo, a popularidade cresceu e se tornou uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo.

PHP, que originalmente significa “Personal Home Page” (Página Pessoal), agora é conhecido como “PHP: Hypertext Preprocessor” (PHP: Pré-processador de Hipertexto). Ele foi projetado para o desenvolvimento web e é especialmente indicado para a construção de sites dinâmicos e interativos.

Uma das principais razões para a popularidade do PHP é sua facilidade de uso e aprendizado. A sintaxe do PHP é semelhante à de outras linguagens de programação, como C e Perl, tornando mais fácil para os desenvolvedores migrarem para o PHP ou começarem a aprender do zero.

O PHP é uma linguagem de código aberto e possui uma vasta comunidade de desenvolvedores, resultando em uma grande quantidade de recursos e bibliotecas disponíveis. Além disso, o PHP é suportado por praticamente todos os principais sistemas operacionais e plataformas de hospedagem web.

Quanto às curiosidades, é interessante mencionar que a sigla PHP inicialmente representava “Personal Home Page”, que era a função principal da linguagem quando foi criada. 

No entanto, com sua evolução, a sigla foi alterada para “PHP: Hypertext Preprocessor” para refletir sua capacidade de processar hipertextos.

Ruby

A linguagem de programação Ruby foi criada no Japão por Yukihiro Matsumoto, mais conhecido como “Matz”, no final dos anos 1990. 

Ruby é conhecida por sua simplicidade, com uma sintaxe intuitiva e legibilidade de alto nível. Ela foi projetada para ser uma linguagem fácil de entender e escrever, incentivando uma abordagem mais amigável e expressiva ao desenvolvimento de software.

O Ruby é especialmente indicado para o desenvolvimento de aplicações web e scripting. Oferece uma ampla gama de recursos e frameworks, como o Ruby on Rails, que tornam o desenvolvimento web rápido.

Desenvolvedores que buscam uma linguagem flexível com uma curva de aprendizado relativamente suave, devem considerar aprender Ruby. A linguagem é adequada tanto para iniciantes que estão começando sua jornada de programação quanto para desenvolvedores experientes em busca de uma alternativa elegante e produtiva.

Uma das curiosidades sobre Ruby é a filosofia por trás dela. Matz projetou Ruby com base no princípio do “ser humano antes do computador”, enfatizando a importância da legibilidade e do conforto do programador.

Swift

A linguagem de programação Swift foi introduzida pela Apple em 2014 como uma alternativa moderna ao Objective-C para o desenvolvimento de aplicativos iOS, macOS, watchOS e tvOS. A Swift foi projetada para ser segura, rápida, expressiva e fácil de aprender.

Criada por uma equipe liderada por Chris Lattner, a Swift se destaca por sua sintaxe concisa e legibilidade, tornando-a uma linguagem ideal para desenvolvedores iniciantes e experientes. Ela combina elementos das linguagens Objective-C, C, Python e outras, resultando em uma linguagem moderna e poderosa.

A Swift é indicada para desenvolvedores que desejam criar aplicativos para o ecossistema da Apple, como aplicativos móveis para iPhone, iPad e Apple Watch, além de aplicativos de desktop para macOS. Ela suporta programação orientada a objetos, funcional e protocolos, permitindo aos desenvolvedores uma ampla gama de abordagens.

A linguagem Swift é usada para desenvolver aplicativos nativos, que têm alto desempenho e total integração com os sistemas operacionais da Apple. Possui uma biblioteca padrão robusta e é compatível com os frameworks e ferramentas de desenvolvimento.

Swift é considerada relativamente fácil de aprender, especialmente para desenvolvedores que já têm conhecimento de outras linguagens de programação. A documentação oficial da Apple, juntamente com tutoriais e recursos on-line, tornam o processo de aprendizado mais acessível.

TypeScript

TypeScript é uma linguagem de programação criada Microsoft que se relaciona ao JavaScript. Ela é amplamente utilizada por desenvolvedores e programadores que desejam criar aplicativos web escaláveis e de alta qualidade.

Profissionais que trabalham com desenvolvimento web, especialmente aqueles que utilizam frameworks como Angular, React ou Vue.js, podem se beneficiar do conhecimento em TypeScript. Além disso, desenvolvedores que desejam melhorar a qualidade e a manutenibilidade de seus projetos em JavaScript também adotam TypeScript.

Uma das principais vantagens do TypeScript é a adição de um sistema de tipos estáticos, que ajuda a identificar erros de programação antes mesmo da execução do código. Resultando em um código mais robusto, com menos erros e maior facilidade de manutenção.

A linguagem TypeScript também oferece recursos avançados, como suporte a classes, interfaces, módulos e anotações de tipo, que permitem um desenvolvimento estruturado e modular. Além disso, compila para JavaScript puro, é compatível com todos os navegadores e ambientes em que o JavaScript é executado.

TypeScript remonta a 2012, quando a Microsoft anunciou a primeira versão da linguagem. Foi projetada para abordar as limitações do JavaScript e fornecer aos desenvolvedores uma ferramenta mais poderosa e confiável para a criação de aplicativos web complexos.

Go

Go, também conhecido como Golang, foi desenvolvida pelo Google no início dos anos 2000 com o objetivo de fornecer uma linguagem eficiente, de alto desempenho e de fácil utilização. É indicada para desenvolvedores e programadores que buscam construir sistemas escaláveis, robustos e de alta performance.

Desenvolvedores de sistemas, engenheiros de software, programadores de infraestrutura e aqueles que trabalham com computação distribuída podem se beneficiar do conhecimento em Go. A linguagem é especialmente adequada para a construção de serviços e aplicativos de backend, manipulação de concorrência e criação de sistemas de alta carga.

Oferece recursos interessantes, como gerenciamento de memória automático, suporte nativo a concorrência e construção de aplicativos executáveis de forma eficiente.

Os pontos positivos da linguagem Go incluem sua velocidade de execução, baixo consumo de recursos, excelente suporte para concorrência e sua simplicidade de uso. Além disso, a comunidade de desenvolvedores em torno do Go é ativa e oferece uma vasta biblioteca de pacotes que facilitam o desenvolvimento de diversos tipos de aplicativos.

A história do Go começou quando o Google reconheceu a necessidade de uma linguagem de programação para lidar com seus sistemas de larga escala. Então, em 2009, o Google anunciou oficialmente o Go como uma linguagem de código aberto.

Kotlin

A linguagem de programação Kotlin foi desenvolvida pela JetBrains em 2011 como uma alternativa moderna ao Java para desenvolvimento de aplicativos Android. Desde então, o Kotlin ganhou popularidade e se tornou uma linguagem de programação multiplataforma.

Desenvolvedores e programadores que trabalham com desenvolvimento de aplicativos Android devem considerar adquirir conhecimento em Kotlin. A linguagem foi oficialmente adotada pela Google como a segunda linguagem de programação suportada para desenvolvimento de aplicativos Android, ao lado do Java.

Kotlin é usado para desenvolver aplicativos Android, aplicativos de servidor, aplicações web e até mesmo para o desenvolvimento de sistemas desktop. Disponibiliza recursos avançados, como segurança de tipos, inferência de tipos, suporte a extensões e interoperabilidade com código Java existente.

Os pontos positivos da linguagem Kotlin incluem sua sintaxe concisa, legibilidade e produtividade aprimorada em comparação com o Java. Fornece recursos modernos, como nulabilidade segura, funções de extensão e lambdas, que tornam o código mais expressivo e menos propenso a erros.

Rust

Rust foi desenvolvida pela Mozilla Research e lançada em 2010 como um projeto de código aberto. Projetada para fornecer segurança, concorrência e desempenho de alto nível, visando substituir linguagens como C e C++ em determinados cenários.

Rust é conhecida por seu sistema de tipos avançado e rigoroso, que ajuda a prevenir erros de tempo de execução, como null pointer exceptions e data races. É utilizada em diversos contextos, desde sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento, servidores de rede até aplicações de alto desempenho.

A linguagem Rust é especialmente valorizada pela sua ênfase em garantir segurança e prevenção de erros, enquanto oferece desempenho comparável ao de linguagens de baixo nível, como C e C++. Permite o controle granular sobre o uso de memória e fornece recursos de gerenciamento de concorrência, como threads seguras e semântica de propriedade.

No dia a dia, é amplamente utilizado para desenvolver software de infraestrutura, como servidores web, bancos de dados e ferramentas de segurança. Também é usada em projetos de sistemas embarcados, como Internet das Coisas (IoT) e em ambientes de desenvolvimento seguro, onde a confiabilidade e a segurança são cruciais.

As vantagens da linguagem Rust incluem sua segurança de memória sem coleta de lixo, desempenho de alto nível, excelente suporte a concorrência e recursos modernos, como padrões de concorrência e manipulação de erros.  

MATLAB

MATLAB foi desenvolvida pela MathWorks na década de 1980 para fornecer um ambiente poderoso e fácil de usar para cálculos numéricos, visualização de dados e desenvolvimento de algoritmos.

MATLAB é amplamente utilizado em áreas como engenharia, ciência, pesquisa acadêmica e indústria, onde cálculos complexos e análise de dados são necessários. A linguagem é especialmente indicada para tarefas como modelagem matemática, simulação, processamento de sinais, reconhecimento de padrões, etc.

Funciona por meio de uma interface interativa, permitindo que os usuários executem comandos e escrevam scripts para manipular dados, realizar cálculos e criar visualizações. A linguagem é conhecida por sua sintaxe simples e legível, facilitando, e muito, a escrita de código e a exploração de dados.

Entre as preferências e vantagens do MATLAB, destacam-se sua extensa biblioteca de funções, ferramentas de visualização ricas, suporte a computação paralela e capacidade de integração com outras linguagens de programação, como C, C++ e Python. 

Além disso, o MATLAB oferece um ambiente integrado para desenvolvimento, depuração e teste de código, proporcionando uma experiência de programação eficiente.

Inclusive, por se tratar de linguagem voltada principalmente para cálculos numéricos e análise de dados, pode não ser a melhor escolha para outros tipos de aplicativos ou necessidades específicas.

R

Desenvolvida por Ross Ihaka e Robert Gentleman na década de 1990 na Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Inicialmente, R foi criada para facilitar análises estatísticas e gráficos, amplamente utilizada em pesquisa acadêmica e indústria.

Amplamente indicada para cientistas de dados, estatísticos e pesquisadores que lidam com análise de dados e modelagem estatística. Oferece uma vasta coleção de pacotes e bibliotecas especializadas para estatística, aprendizado de máquina, visualização de dados e muito mais.

A linguagem funciona por meio da execução de comandos interativos ou da escrita de scripts, permitindo manipulação de dados, cálculos estatísticos complexos e criação de visualizações gráficas. R é conhecida por sua capacidade de lidar com grandes conjuntos de dados e suas poderosas ferramentas estatísticas.

Entre os pontos positivos do R estão sua comunidade ativa e colaborativa, vasta coleção de pacotes disponíveis, gráficos de alta qualidade, suporte a técnicas avançadas de análise de dados e integração com outras linguagens de programação, como Python e SQL.

Aprender é um desafio para iniciantes, mas existem inúmeros recursos online, tutoriais e cursos disponíveis para ajudar. Praticar com conjuntos de dados reais, participar de competições de análise de dados ou projetos de código aberto são ótimas maneiras de aprimorar suas habilidades.

Qual é a melhor linguagem de programação?

Determinar a melhor linguagem de programação é uma questão subjetiva, pois depende do ponto de vista do programador e das necessidades do projeto. Cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha adequada depende do contexto específico.

Para desenvolvimento de aplicativos móveis nativos, a Swift é amplamente reconhecida como a melhor escolha para iOS, enquanto o Java ou Kotlin são preferidos para o desenvolvimento de aplicativos Android.

Para a web, o JavaScript é uma linguagem fundamental, sendo utilizada tanto no frontend quanto no backend. Além disso, frameworks como React, Angular e Vue.js têm sido populares para o desenvolvimento de interfaces de usuário interativas.

No campo da ciência de dados, a linguagem Python é amplamente adotada devido à sua ampla gama de bibliotecas e frameworks voltados para análise de dados, aprendizado de máquina e visualização de dados.

No desenvolvimento de sistemas de baixo nível, linguagens como C e C++ são frequentemente escolhidas devido à sua eficiência e controle granular sobre recursos de hardware.

Para desenvolvimento de aplicativos de desktop, linguagens como C#, Java e C++ são populares devido à sua ampla compatibilidade e recursos avançados.

Salientamos que a melhor linguagem de programação varia de acordo com a finalidade do projeto e a preferência pessoal do desenvolvedor. Algumas outras linguagens notáveis incluem Ruby, Go, PHP e Rust, que atendem a diferentes necessidades e têm suas próprias comunidades de desenvolvedores.

O que é melhor: Java ou Python?

Determinar qual é a melhor linguagem de programação, Java ou Python, depende do contexto e das necessidades específicas do projeto. Ambas as linguagens têm suas vantagens e desvantagens, bem como áreas de aplicação distintas.

Java é amplamente utilizado para desenvolvimento de aplicativos corporativos, sistemas de grande escala e desenvolvimento Android. É conhecido por sua segurança, confiabilidade e portabilidade, uma escolha popular para empresas que buscam uma solução robusta. 

A linguagem é orientada a objetos e possui uma vasta biblioteca de classes e APIs, facilitando o desenvolvimento de aplicativos complexos. Contudo, é um pouco mais difícil de aprender.

Python, por sua vez, é conhecido por sua simplicidade e legibilidade. Frequentemente usado para desenvolvimento web, análise de dados, aprendizado de máquina, automação de tarefas e prototipagem rápida.

A sintaxe clara e concisa do Python permite que os desenvolvedores escrevam código de maneira eficiente e produtiva. 

Além disso, sua ampla gama de bibliotecas e frameworks, como o Django e o NumPy, tornam o Python uma escolha popular em ciência de dados e desenvolvimento web

No entanto, Python tem uma performance inferior em relação a linguagens como Java, especialmente para tarefas que exigem muita computação.

Ambas as linguagens têm uma forte demanda no mercado de trabalho, mas as necessidades específicas de cada projeto determinarão qual delas é a mais adequada. Profissionais de TI e desenvolvedores de software podem se beneficiar do conhecimento em ambas as linguagens, já que ambas têm aplicações amplas

Avalie os requisitos do projeto, o ecossistema de suporte, as preferências pessoais e as tendências do mercado ao decidir entre Java e Python.

Por que Python é bom para iniciantes?

Python é amplamente considerado uma excelente linguagem de programação para iniciantes. Existem várias razões pelas quais Python é uma escolha popular para aqueles que estão começando a aprender desenvolvimento e programação.

Em primeiro lugar, a sintaxe do Python é simples de aprender, facilitando a compreensão e a escrita de código. Os conceitos fundamentais são expressos de forma clara e concisa, reduzindo a curva de aprendizado e permitindo que os iniciantes se concentrem na lógica do programa.

Possui uma vasta comunidade de desenvolvedores ativos que fornecem suporte e recursos valiosos. Existem inúmeros tutoriais, documentações e fóruns disponíveis, tornando mais fácil para os iniciantes encontrar ajuda e orientação quando necessário.

Python também possui uma ampla gama de bibliotecas e frameworks que simplificam o processo de desenvolvimento. Dessa forma, os desenvolvedores criam projetos funcionais rapidamente, sem precisar se preocupar com a implementação detalhada de cada funcionalidade.

Outra vantagem é que Python é uma linguagem versátil, com aplicações em várias áreas, como desenvolvimento web, ciência de dados, automação de tarefas, inteligência artificial e muito mais.

Cursos de programação com certificado completos 

A Hora de Codar é uma renomada escola de programação que oferece dezenas de cursos online completos e com certificado, abrangendo desde o nível básico até o avançado. Os cursos são ministrados pelo experiente instrutor Matheus Battisti, conhecido por sua didática e conhecimento sólido na área.

Uma das principais vantagens da Hora de Codar é o acesso vitalício aos cursos. Nossos alunos aprendem no seu próprio ritmo, revisitando as aulas sempre que necessário. Além disso, todo o material é constantemente atualizado para garantir que esteja alinhado com as tecnologias e práticas mais recentes do mercado.

Ao concluir um curso da Hora de Codar, receberá um certificado de conclusão, comprovando suas habilidades e conhecimentos adquiridos. Esse certificado é um diferencial importante ao buscar oportunidades de emprego ou promoções na área de desenvolvimento de software.

Ofertamos uma ampla variedade de cursos, abrangendo diferentes linguagens de programação, frameworks, ferramentas e tecnologias. Nossos alunos podem escolher o curso que mais se adequa aos seus interesses e objetivos profissionais.

Além disso, a Hora de Codar possui uma comunidade ativa de alunos no Discord, proporcionando um ambiente colaborativo para compartilhar conhecimentos, tirar dúvidas e trocar experiências com outros desenvolvedores.

Se você está buscando uma escola de programação completa, a Hora de Codar é uma excelente opção. Com cursos ministrados por Matheus Battisti, acesso vitalício aos materiais atualizados e certificados de conclusão, terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades e se destacar no mercado de trabalho. Conquiste a vaga de emprego dos sonhos.

Se você deseja dar um upgrade na sua carreira de programador em 2023, te convido a conhecer a Comunidade Hora de Codar: são centenas de aulas, exercícios e projetos esperando você!

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno André

Vou começar lendo vosso E-book

Redação Hora de Codar

a